Enquanto aqui no Brasil os motoristas rodam, em média, cerca de 10.000 a 15.000 km por ano com seus carros, nos EUA esse valor é um pouco maior, ficando na casa dos 22.500 km.

Claro que sempre existem algumas exceções e uma delas é a norte-americana Farrah Haines. Esta moradora do Kansas, que trabalha com entregas, chega a percorrer 200.000 milhas por ano, o equivalente a pouco mais de 320.000 km.

Com isso, poucas pessoas submetem um veículo a um stress de uso tão intenso quanto Haines, que atualmente é dona de um Hyundai Elantra 2013. Ao longo desses 5 anos com o modelo, Haines atingiu recentemente a marca de 1 milhão de milhas rodadas com seu Elantra, ou exatos 1.609.342 quilômetros. O que mais chama a atenção é que o Elantra de Haines não apresentou qualquer problema mecânico nesse intervalo, o que realça a robustez e a boa qualidade construtiva dos modelos da marca.

Para celebrar o feito, a equipe da Hyundai nos EUA criou um hodômetro especial para o Elantra de Haines, que ganhou um emblema especial para sinalizar a distância percorrida. Como é possível ver no vídeo, o “1 Million Mile Emblem” é representado por um “1M” que aparece ao lado da indicação da distância total percorrida. Segundo a Hyundai, foi necessário realizar a alteração já que o hodômetro original só vai até 999.999 milhas.

A princípio até mesmo a Hyundai norte-americana se surpreendeu com o feito de Haines, levando o Elantra para uma série de testes para validar não só a leitura do hodômetro como também analisar a condição do motor e demais componentes mecânicos.

Para prestigiar uma cliente tão fiel e exemplar, a Hyundai presenteou Haines como um Elantra 2019. Haines declarou que “meu Hyundai tem sido um carro excelente” e acrescenta que o caminho para conseguir percorrer essa distância sem nenhum problema no automóvel foi “priorizar a manutenção regular do veículo e escolher um modelo de boa qualidade”.

Hoje em dia a Hyundai comercializa o Elantra no Brasil e a atualização do modelo, que estreia a linha 2019 do sedan, chegará ao país ao longo do próximo ano.   

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/