Novos Azera e Santa Fe e facelift do Elantra estreiam no Brasil em 2019

Montadora também exibe no Salão de São Paulo protótipo que antecipa traços do próximo HB20
Hyundai Azera 2019

Hyundai Azera 2019 | Imagem: Autoo

Há 10 anos o Hyundai Azera deu o que falar aqui no Brasil ao oferecer a muitos clientes de sedãs médios a possibilidade de estacionar na garagem de casa, por um preço não muito mais alto, um modelo de porte bem maior e com um desejado motor V6. O design conservador, a cabine que abusava de apliques imitando madeira e o consumo elevado, não foram impedimentos para que o modelo ganhasse uma repercussão tão grande que dura até hoje no mercado de usados.

Passados alguns anos e algumas instabilidades políticas e econômicas no país, a Hyundai voltará a importar ao Brasil o sedã médio-grande. Em sua nova geração, o Azera retornará ao país com motor 3.0 V6 com injeção direta e câmbio automático de 8 marchas. O conjunto propulsor conta com 261 cv e 31 kgfm de torque.

Além do visual imponente, o novo Azera se destaca pelo alto nível tecnológico que vai entregar. Entre os equipamentos do modelo, destaque para os faróis full-LED, rodas de liga leve aro 19”, chave presencial, teto solar panorâmico, ar-condicionado automático digital com 2 zonas, central multimídia com tela de 8” e os assistentes de condução tais como alerta de ponto cego, monitoramento por câmeras 360º (sistema Around View Monitor – AVM), frenagem autônoma de emergência e controlador de velocidade adaptativo.

Outra novidade da Hyundai para 2019 é a nova geração do Santa Fe. O SUV grande será importado ao país em sua configuração 7 lugares com motorização 3.5 V6 de 280 cv e 34,3 kgfm de torque. O câmbio automático de 8 marchas e o sistema de tração integral AWD são de série no modelo.

Segundo a Hyundai, o vidro traseiro foi aumentado em mais de 40%, quando comparado com o seu antecessor. O novo Santa Fe também trará um bom nível de equipamentos, com destaque para a central multimídia com tela de 8” e conectividade com Apple Car e Android Auto além do sistema de som Infinity (composto por 4 alto falantes + 2 tweeters dianteiros + 2 alto falantes estéreo + 1 central + 1 subwoofer + 1 amplificador) e teto solar panorâmico com sistema antiesmagamento.

Completando o pacote de novidades em termos de produtos, o sedã médio Elantra também recebe um profundo facelift em sua linha 2019. Como principais mudanças podemos destacar o novo conjunto óptico frontal, nova grade dianteira com formar hexagonal (traço que podemos esperar em mais modelos da marca no futuro), capô com novas linhas que convergem e destacam o logotipo da Hyundai, novos faróis triangulares que invadem a grade frontal e para-choques revistos.

 

 

Nas laterais, destaque para as novas rodas de liga leve aro 16”, enquanto na parte traseira o sedã conta com novas lanternas de LED e o nome Elantra agora é estampado logo abaixo do logotipo da Hyundai na tampa do compartimento de bagagens.

Por dentro, o Elantra 2019 traz central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, volante multifuncional com aquecimento, chave presencial, detector de ponto cego nos retrovisores externos, carregamento de smartphones por indução, modo de seleção de condução (Normal, Eco, Sport e Smart), bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento e bancos traseiros com aquecimento, sendo que o assento do motorista conta com ajustes elétricos e memória, ar-condicionado digital com 2 zonas, teto solar elétrico, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, abertura do porta-malas por sensor de aproximação (Smart Trunk), retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com comando elétrico e repetidores das luzes de direção em LED.

Mecanicamente nada muda e o Hyundai Elantra 2019 segue equipado com o motor 2.0 flex de até 167 cv e 20,6 kgfm de torque com etanol. O câmbio é o automático de 6 marchas e o sedã recebe 5 anos de garantia.

Ainda no estande da Hyundai, a fabricante exibe o SAGA EV, protótipo de um crossover elétrico desenvolvido nos EUA. O modelo conta com propulsor elétrico de 204 cv e, graças a um robusto conjunto de baterias de 64 kWh, poderia entregar um alcance de cerca de 470 quilômetros.

O modelo não deixa de ser interessante pois, assim como o facelift do Elantra, nos antecipa muitos elementos de design que irão nortear a atualização do HB20 brasileiro. Por isso, é bom ficarmos atentos a detalhes como os faróis triangulares e a grade frontal bem destacada.

Outra novidade, um “exercício de design”, é o Creta Diamond. O estudo mostra alguns equipamentos que o Creta pode receber em breve, como o teto solar panorâmico, por exemplo, e as rodas de liga leve aro 19”. Apesar da bonita cor Azul Deep Dive perolizada criada especialmente para o projeto, o interior tem um gosto um pouco duvidoso ao mesclar as tonalidades marfim, caramelo e marrom. Os bancos revestidos de material sintético de microfibra nas cores marfim e caramelo estilizado com perfurações em matelassê e em formato de diamante, contudo, agradam bastante.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!