Análise: Hyundai deveria mexer no visual do novo Creta antes de lançá-lo aqui?

Modelo já roda em testes no Brasil e não esconde alguns elementos de design
Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia

Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia | Imagem: Divulgação

Apesar de algumas notícias sinalizarem que a Hyundai poderia realizar adaptações no design do novo Creta dependendo do mercado, flagras recentes do SUV atualizado em testes no Brasil transparecem que, ao menos até o momento, a fabricante não promoveu alterações no SUV que está sendo avaliado aqui, preservando a identidade do novo Creta que já circula no mercado indiano.

Claro que algumas observações devem ser feitas sobre o novo Creta que roda no Brasil. Ou trata-se de uma unidade do SUV indiano que está sendo usada pela Hyundai em nosso país durante uma etapa de tropicalização do projeto — podendo receber alterações estéticas em um estágio mais avançado — ou, de fato, a Hyundai prepara-se para oferecer no mercado brasileiro a nova geração do Creta sem qualquer alteração sobre a variante asiática. 

Apostando em traços singulares para os conjuntos de iluminação tanto na dianteira como na traseira, é fato que o novo Creta está longe de ser um SUV convencional no quesito estilo. Talvez o excesso de personalidade da nova geração possa não agradar a todos, o que é algo desafiador quando estamos falando de um segmento de alto volume como é o caso dos SUVs compactos.

Interior do novo Creta ficou mais arrojado e traz até sistema de som premium
Interior do novo Creta vendido na Índia
Imagem: Divulgação

A segunda geração do HB20 nacional chegou ao mercado rendendo algumas polêmicas para a Hyundai em especial por conta da nova grade frontal aplicada na família de compactos da marca. Resta saber se a Hyundai vai querer repetir a dose com o Creta e estará preparada para lidar com possíveis opiniões negativas do público.

É difícil julgar o design de um automóvel sem antes ter um contato mais próximo com o modelo. Talvez, quando analisado de perto, o visual do novo Creta possa não parecer tão exótico quanto as fotos sinalizam, porém é fato que a repercussão aqui no Brasil de sua estreia na Índia deixou muitos internautas pouco satisfeitos com o que viram.  

Hyundai Creta 2021
Acima o Hyundai Creta 2021 atualmente produzido no Brasil
Imagem: Divulgação Hyundai

Apesar da ótima reputação que conquistou na categoria, a renovação de um modelo importante como o Creta deve ser realizada com cautela, em especial considerando que o segmento de SUVs compactos vai se tornar cada vez mais competitivo nos próximos anos. Sabemos que o Creta construiu uma boa imagem aqui no Brasil sobretudo por conta de sua robustez mecânica, o porte encorpado, bom espaço interno e ao oferecer um dos maiores porta-malas do segmento. É inegável, contudo, que o design é o principal chamariz quando estamos falando de um SUV ou grande parte dos carros de maneira geral.    

Certamente a Hyundai já deve ter feito clinicas no Brasil com potenciais consumidores do novo Creta e a questão do design foi analisada em profundidade. Se os resultados foram favoráveis, então talvez a marca esteja no caminho certo ao apostar no novo Creta por aqui com o mesmo visual do modelo indiano. 

E você, o que acha do SUV? Gosta das linhas do novo Creta ou acharia prudente a Hyundai rever o design do modelo para o nosso mercado? Deixe sua opinião no campo de comentários logo abaixo!

Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia
Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!