Análise: nova versão Storm é a melhor escolha atualmente na gama Ford Ranger?

Opção lançada recentemente é a mais acessível com motor 3.2 turbodiesel
Ford Ranger 2020

Ford Ranger 2020 | Imagem: Divulgação

Sempre acompanhando de perto as tendências do segmento, após notar uma procura cada vez menor por parte dos consumidores de picapes médias com motorização flex – retirando essa oferta do catálogo – a Ford promoveu recentemente mais uma medida muito acertada no portfólio da gama Ranger.

Estamos falando da nova versão Storm, lançada em março deste ano, que tornou-se a mais acessível da picape a oferecer a motorização 3.2 turbodiesel. Atributo de destaque na Ford Ranger, o competente motor 5 cilindros oferece 200 cv de potência e 47,9 kgfm de torque, números que conferem boas acelerações e retomadas para a picape (lembrem-se que estamos falando de um veículo de 2.230 kg) e facilitam consideravelmente o reboque ou transporte de objetos mais pesados na caçamba.

E é exatamente esse fôlego extra que muita gente espera encontrar em uma picape média ou em um veículo capaz de encarar situações mais desafiadoras no off-road. Antes do lançamento da Ranger Storm, era necessário gastar R$ 189.490 na versão XLT para estacionar na garagem de casa uma Ranger com o motor 3.2 ou ultrapassar de vez a barreira dos R$ 200 mil e partir para a configuração topo de linha Limited (R$ 205.990).

Muito bem equipada e oferecendo recursos avançados como o piloto automático adaptativo, alerta de colisão, assistente de permanência em faixa, entre outros, a Ranger Limited de certa forma justifica seu preço elevado, em especial para um perfil de consumidor que valoriza tecnologia e eletrônica embarcada.

A ótima sacada da Ford, contudo, foi olhar também para um outro tipo de cliente, que valoriza muito mais os atributos técnicos e mecânicos do que itens, digamos assim, sofisticados. Com isso, a Ranger Storm chegou ao mercado por R$ 155.990, exatos R$ 50.000 a menos que a versão Limited. Como já citamos, ela preserva o motor 3.2 turbodiesel sob o capô, além de trazer o câmbio automático de 6 marchas e o sistema de tração 4x4 com reduzida.

 

A Ranger Storm, é bom que se diga, está longe de ser básica ou abrir mão de recursos importantes de segurança, conforto e tecnologia, ostentando uma lista de equipamentos de série muito bem pensada. Figuram nela os 7 airbags, controles de tração e estabilidade (AdvanceTrac), central multimídia com câmera de ré, sensor de estacionamento, piloto automático, ar-condicionado automático digital com duas zonas, entre outros. Os fãs de off-road ainda contam com o reforço do bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e a Ford também oferecerá como acessório um interessante snorkel com a qualidade de montagem que se espera de um item homologado pela montadora. Aliás, o visual da peça combina muito bem com o estilo mais agressivo e robusto da Ranger Storm, que é realçado pelos alargadores de paralamas, estibos tipo plataforma, santantônio exclusivo da versão, além do conjunto formado pelas rodas de liga leve aro 17”, maçanetas, retrovisores e molduras externas pintados na cor preta.

Segundo dados oficiais, a Ranger Storm tem uma capacidade de imersão em água de 80 cm, consegue transportar até 1.040 kg em sua caçamba ou tracionar 5.950 kg. Beneficiam também a picape a boa altura em relação ao solo (232 mm), bem como os ângulos de ataque (28º) e saída (27º).

É curioso destacar que o custo-benefício da Ranger Storm chega a ser até melhor do que as versões 2.2 turbodiesel. Hoje em dia, por exemplo, a Ranger XLS com o motor em questão, tração 4x4 e câmbio automático tem preço sugerido de R$ 165.790. Com isso, ela chega ao mercado mais cara do que a Ranger Storm, mesmo oferecendo motor de menor deslocamento e sequer mais equipamentos de série. A princípio isso pode parecer um contrassenso, mas é importante lembrarmos que nem todos fazem questão do desempenho vigoroso do propulsor 3.2.

Nessa linha de raciocínio, o consumo é um bom exemplo. A Ranger 2.2 automática 4x4 entrega médias oficiais de 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, números que caem para 8,4 e 9,4, respectivamente, no caso da Ranger Storm. A picape com motor 3.2, porém, vai de 0 a 100 km/h em cerca de 11,5 segundos, enquanto a variante 2.2 automática 4x4 precisa de 15 segundos para executar a mesma prova. Portanto, quem deseja um menor gasto com combustível e está mais atento ao custo de propriedade, tem no motor 2.2 uma escolha coerente.

Em resumo, a recém-lançada Ranger Storm prova que a atual geração da picape atingiu aquele interessante momento em que o projeto de um veículo torna-se maduro. Ao democratizar o propulsor mais potente da gama, trazer um bom conteúdo de conforto e segurança e um visual que atende em cheio o que muitos consumidores de picapes esperam encontrar em um utilitário desse tipo, a Ranger Storm destaca-se como uma das compras mais interessantes hoje em dia tanto dentro da gama Ford como no segmento em geral. Uma excelente aquisição enquanto aguardamos a próxima geração prevista para 2022... 

 
 
Ford Ranger 2020
 
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