Mesmo em um ano nada fácil para a economia devido aos reflexos do novo coronavírus, ao ter registrado mais de 3.200 unidades vendidas em setembro é possível dizer que o recém-lançado Volkswagen Nivus prova a cada dia que sua receita foi muito bem pensada para atender os desejos do público brasileiro. 

Ao derivar de um hatch compacto, no caso o VW Polo, o Nivus é um produto muito competente para quem não precisa de muito espaço interno e gostaria de um modelo com o apelo de robustez dos utilitários esportivos aliado a uma carroceria mais arrojada. É, sem dúvida, um bom automóvel para um solteiro (a) ou um casal ainda sem filhos. Se a família já é mais numerosa, recomendamos você olhar para um SUV compacto propriamente dito. 

Apesar de maior em comprimento do que o VW T-Cross, por exemplo, e superar o primo na capacidade do porta-malas (415 litros do Nivus contra 373 litros do T-Cross), a cabine do Nivus é mais acanhada no espaço traseiro por herdar a mesma concepção do irmão Polo. 

De uma forma correta em nossa opinião, a Volkswagen preparou um catalogo bastante enxuto de versões para o Nivus, já reunindo em suas duas opções os principais recursos que mostram-se fundamentais em um carro posicionado bem acima dos R$ 80 mil. 

 

Quando devemos optar por cada uma das versões? 

Você já conferiu aqui no Autoo nossa avaliação do Nivus Highline, versão mais completa do modelo. Agora chegou a vez de passarmos mais tempo com sua versão de entrada Comfortline, hoje tabelada em exatos R$ 87.350 considerando a cor Preto Ninja sem custo adicional. 

Em nossa opinião, o Nivus Comfortline traz de fábrica um custo-benefício muito competente, o que faz dessa versão uma escolha muito sensata e equilibrada para quem considera adquirir o crossover. 

O Nivus tem apenas um conjunto mecânico, no caso o motor 1.0 TSI e o câmbio automático de 6 marchas, o que torna a escolha ainda mais fácil. 

De série, a versão Comfortline entrega um competente pacote, com destaque para os faróis de LED, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 16”, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. O Nivus Comfortline recebe a central multimídia “Composition Touch”, a qual, se não é a mais moderna da fabricante, já oferece as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, suprindo muito bem o que se espera em termos de conectividade. 

Um dos pontos fortes do Nivus vai para o seu bom nível de assistentes de condução. Eles podem ser incorporados como um opcional de R$ 3.590 para o Nivus Comfortline em um pacote chamado VW Play & Tech, elevando o preço final do crossover para R$ 90.940. 

Com o opcional, o Nivus Comfortline recebe o piloto automático adaptativo (ACC), um bom recurso para quem trafega constantemente por rodovias, além do alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência (AEB). É elogiável o esforço da Volkswagen em difundir essa importante dupla de segurança ao cobrar um preço bem competitivo para o pacote opcional. O mesmo traz ainda para o Nivus Comfortline a nova central multimídia VW Play, com tela de 10” e visual diferenciado. 

Claro que o salto é grande, mas se você deseja o Nivus com o pacote de tecnologia superior e o orçamento permitir, recomendamos você migrar para a versão Highline, atualmente com preço sugerido de R$ 99.950. 

A grande vantagem do Nivus Highline é já trazer de série o ACC e o AEB, além da central multimídia VW Play. Por conta disso, você já terá um modelo melhor precificado olhando para a revenda no futuro, além de ganhar em liquidez, uma vez que a tendência dos consumidores que não abrem mão dos assistentes de condução também é de buscar por um modelo mais completo. 

O salto financeiro entre o Nivus Comfortline e o Highline é grande, mas vale a pena destacar que a opção mais cara acrescenta também o revestimento interno de couro, ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento dianteiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve aro 17” e o mecanismo de chave presencial. O cada vez mais desejado painel de instrumentos digital, que atua em conjunto com a central VW Play, é outro item de série no Nivus topo de linha. 

Além de muito completo, o Nivus Highline também conta com alguns diferenciais estéticos, como o rack de teto com pintura especial, entre outros. 

Em resumo, se você se sente atraído pelo estilo do Nivus e ele atende suas necessidades em termos de espaço interno e funcionalidade, a versão de entrada Comfortline já é uma pedida muito competente levando em conta seu preço e a lista de itens de série. Caso você queira o pacote mais sofisticado de tecnologia, a recomendação seria partir de vez para o Nivus Highline por conta de todos os detalhes que elencamos acima. Logo, basta ponderar todos os pontos e efetuar sua decisão. Esperamos ter ajudado!

 
 
Volkswagen Nivus 2021
 
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
 
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
 
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
 
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
 
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
 
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
 
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
 
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
 
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
 
 

Ficha técnica

Volkswagen Nivus 2021 Highline 1.0 12V flex automático 4p
Preço R$ 98.290 (07/2020)
Categoria Aventureiro compacto
Vendas acumuladas neste ano 8.964 unidades
Motor 3 cilindros, 999 cm³
Potência 116 cv a 5500 rpm (gasolina)
Torque 20,4 kgfm a 2000 rpm
Dimensões Comprimento 4,266 m, largura 1,757 m, altura 1,493 m, entreeixos 2,566 m
Peso em ordem de marcha 1199 kg
Tanque de combustível 52 litros
Porta-malas 415 litros
Veja ficha completa

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/