Ao menos por enquanto, Kia Rio não será oferecido para o público PcD

Modelo terá opção de entrada por menos de R$ 70 mil; saiba mais
Kia Rio 2020

Kia Rio 2020 | Imagem: Divulgação

A Kia realiza nesta semana o aguardado lançamento do Rio no país, hatch compacto que chega importado do México para disputar mercado com Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Fiat Argo, entre outros.

Como já foi antecipado pela marca sul-coreana, o Rio será oferecido no Brasil em duas versões, ambas com motor 1.6 16V flex e câmbio automático de 6 marchas.

A mais acessível delas, a LX, terá preço sugerido de R$ 69.990 e poderia ser oferecida ao público de Pessoas com Deficiência (PcD). Porém, ao menos por enquanto, não é o que ocorrerá durante a estreia do Kia Rio nas concessionárias.

“A razão é que, por sermos apenas importadores e não contarmos com fábrica no Brasil, quando trazemos o carro do México precisamos reter uma parte dos 11% do IPI que incide sobre o Rio. Estamos falando de cerca de 3%. Isso acabaria tendo que ser absorvido pela empresa, portanto estamos pensando em uma forma de tornar a comercialização do Rio viável para o público PcD”, explicou ao Autoo o diretor de vendas da Kia Motors do Brasil, Ary Jorge Ribeiro.

De acordo com o executivo, a questão do IPI hoje já está equalizada para alguns modelos, como é o caso do Sportage. O consumidor PcD interessado no SUV médio hoje consegue adquir o produto no regime de compra com isenção. Segundo Ribeiro, a tendência é que o mesmo caminho seja adotado para o Rio.

Na apresentação para a imprensa especializada na noite desta segunda-feira (27), a Kia Motors do Brasil antecipou que a perspectiva é comercializar cerca de 2.400 unidades do Rio ao ano, com a opção topo de linha EX respondendo por 80% desse total. A empresa também adiantou que está no horizonte de suas operações um aumento da cobertura geográfica da rede de concessionárias da marca no país, partindo das atuais 80 revendas para 95 pontos de venda neste ano. 

O Autoo está presente no lançamento do Kia Rio no Brasil e publicaremos nossas primeiras impressões ao volante do hatch ainda nesta semana. Acompanhe! 

Kia Rio 2020
Kia Rio 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!