Aplicativo de trânsito enfurece taxistas na Europa

Sistema que possibilita corridas em carros particulares tornou-se sucesso entre os europeus, que passaram a economizar nas corridas te taxi

Taxistas estão revoltados com app de de trânsito na Europa | Imagem: Reprodução

Um simples aplicativo de celular está dando um nó no trânsito de algumas cidades europeias e deixando muitos taxistas furiosos. Trata-se do Uber, um app que possibilita corridas em carros particulares - uma espécie de carona paga - porém por um preço mais baixo do que o valor cobrado pelos taxistas. Por conta disso, o sistema tornou-se muito popular entre os europeus.

Diante da concorrência, taxistas de diversas cidades da Europa fizeram protestos na última quarta-feira (11) contra o aplicativo, provocando imensos congestionamentos em cidades como Londres, Paris, Madri e Barcelona.

Para aderir ao Uber, o motorista comum não precisa pagar licenças ou atender a regulamentações de transporte de passageiros. Rm contrapartida, os taxistas devem desembolsar quase € 200 em taxas para poder trabalhar.

Veja também: App do governo que mostra carros roubados faz sucesso no Brasil

A Uber é uma empresa norte-americana fundada em 2009, avaliada hoje em US$ 18,2 bilhões e com sócios como Google e Goldman Sachs.  A companhia cobra uma comissão sobre o preço da corrida, mas mesmo assim defende-se dizendo que seu app respeita as regulamentações de cada cidade em que atua.

Os taxistas de Madri, por exemplo, que vivem do turismo, organizaram uma greve de 24 horas. "Cerca de 100 mil famílias dependem diretamente do táxi" em todo o país, reforçaram or organizadores da greve. A paralização se espalhou por cidades da Alemanha e Itália. A ideia não é proibir o aplicativo, mas sim que ele seja regido sob as mesmas regras dos taxistas, diz a Associação de Taxistas Registrados em Londres.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas