Aplicativo do governo que mostra carros roubados faz sucesso no Brasil

Lançado pelo Ministério da Justiça, programa detecta situação irregular e dá a opção de o usuário acionar a polícia sem ser identificado

O aplicadito lançado pelo Ministério da Justiça é o mais baixado da Apple Brasil | Imagem: Karina Simões

Um aplicativo para celular e computador lançado pelo Ministério da Justiça tornou-se recentemente o mais baixado da Apple Brasil e o 14º mais baixado no mundo. Trata-se do Checkplaca, no qual o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado, basta digitar a placa.

Ao digitar a placa do veículo, o aplicativo informa o modelo, as características e situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp). Aliás, para baixar o programa, deve-se digitar o nome Sinesp Cidadão, ele é gratuito e  está disponível para dispositivos com sistemas operacionais IOS (Apple) e Android.

Quando o aplicativo detecta alguma irregularidade, o sistema avisa e dá a opção de o usuário ligar, sem ter que se identificar, para a polícia, que manda uma equipe ao local para verificar a situação. O aplicativo também é utilizado pelas forças policiais.

Sinesp Cidadão
Divulgação

No aplicativo, o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado, basta digitar a placa.

Veja também: Vem aí o "Big Brother" dos carros

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o número de veículos roubados, apenas na capital, durante no ano de 2013 foi de  50.729.  Ou seja, este número equivale a um carro sendo roubado a cada 10 minutos na cidade. Já o número de veículos furtados, no mesmo período, foi de 48.477.

Veja mais: No futuro, trânsito será coisa do passado

O Ministério da Justiça informou que, até a última semana 50 veículos foram recuperados graças ao aplicativo, e que mais de 5 milhões de consultas já foram feitas - com média de 150 mil diariamente. Sem dúvida, é uma forma de o cidadão ajudar o governo a cumprir seu papel. No Brasil, o programa se beneficia da alta taxa de sinistros de veículos, mas em alguns países da Europa, onde o índice de roubos e furtos é pífio, o aplicativo seria um fracasso.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas