Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Atualizada, família Gol volta a ter vendas significativas

Somados, Gol, Voyage e Saveiro já haviam emplacado mais de 6,6 mil unidades até a semana passada

A Volkswagen finalmente conseguiu restabelecer a comercialização da família Gol, que também conta com o sedã Voyage e a picape Saveiro, além do hatch compacto. Em maio, a marca já acumulava 6,6 mil emplacamentos dos três modelos, número que parece pequeno, mas que representa um aumento considerável em 2022.

Em fevereiro, a montadora alemã precisou retirar de linha várias versões por conta das restrições ambientais do L7, protocolo de emissão mais rigoroso. Com isso, Gol e Voyage passaram ser produzidos apenas com o motor 1.0 MPI enquanto a picape só é equipada com o propulsor 1.6 16V da família EA211.

Apesar da mudança, a chegada de novos lotes às concessionárias demorou. Em abril, por exemplo, haviam sido vendidos apenas 160 unidades do Gol, 227 Voyages e 10 Saveiros produzidos em 2022.

Neste mês, no entanto, os emplacamentos estão mais próximos de uma situação normal. O Gol acumulava 3.626 veículos vendidos até a semana passada enquanto o sedã Voyage chegou a 1.986 unidades – para ambos, o melhor resultado deste ano.

VEJA TAMBÉM:

A Saveiro tinha 1.006 unidades vendidas, perto do seu pico em 2022 (1.180 picapes em janeiro), mas deve superar esse número nesta semana.

Vale lembrar que a Volks foi bastante afetada pelos problemas com componentes e ainda vê muitos produtos com volume de produção aquém do esperado.

No mês passado, por conta dessa “entressafra”, a VW registrou um dos seus piores momentos no mercado brasileiro. Ela fechou apenas na 6ª posição em vendas, com menos de 10 mil carros emplacados. Tudo leva a crer que em maio esse cenário será bem diferente.

Veja outras colunas

Novo SUV C5 Aircross é registrado no Brasil

21/06/2022 08h30

Modelo da Citroën, cujos desenhos industriais foram patenteados, recebeu um facelift na Europa neste ano

VW Gol é líder provisório entre os automóveis em junho

20/06/2022 08h00

Modelo popular mantinha-se ligeiramente à frente do HB20 até a semana passada

Citroën começa a emplacar o novo C3 'SUV'

17/06/2022 08h10

Modelo deve estrear em julho com proposta de crossover de hatch e SUV com preços acessíveis