Audi Q3 2019 é revelado na Europa

Segunda geração do SUV, que até o momento é produzido no Brasil, aposta na versatilidade
Audi Q3 2019

Audi Q3 2019 | Imagem: Divulgação

Apresentado em 2011, o Audi Q3 estreia nesta semana a sua segunda geração. O modelo, que até o momento também é produzido no Brasil ao lado do A3 Sedan, aposta agora em uma boa dose de tecnologia e eletrônica embarcada para se manter como um dos SUVs mais vendidos da marca no mundo. A primeira geração registrou mais de 1,1 milhão de unidades emplacadas somando todos os mercados onde ele é oferecido.

A segunda geração do Audi Q3 agora passa a ser baseada na plataforma modular MQB e ele também ganhou alguns centímetros nas dimensões. A nova geração conta agora com 4,49 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,59 metros de altura. O entre-eixos, agora com 2,68 metros, representa um aumento de 7,8 cm a mais que a primeira geração. A novidade nesse quesito deve indicar um amplo nível de espaço interno no Q3 renovado.

O design da segunda geração do SUV agora bebe da mesma fonte que os novos Q8 e Q5. A grade, por exemplo, segue o mesmo estilo encontrado no SUV-cupê de grande porte, enquanto os faróis menores e com um pequeno entalhe sugerem uma aproximação com o Audi Q5. Uma das novidades para o conjunto ótico do novo Q3 é a possibilidade dele contar com os faróis Matrix LED, um opcional para as versões mais caras.

O perfil externo é mais musculoso e suntuoso. As linhas lembram muito o Q8 com alguns toques do Q5. Na traseira, as novas lanternas agora comportam as luzes de ré e o jogo de luzes traz um desenho moderno e coerente com a linha de SUVs da Audi . Ainda existe a possibilidade de adicionar mais personalidade ao visual do novo Q3 com o Pacote S Line. A linha esportiva confere ao modelo novos para choques e outros detalhes exclusivos para quem optar por essa versão.

Na parte interna uma boa surpresa é o novo painel mais encorpado e elegante, que tem uma leve inclinação para o motorista. A nova central multimídia pode contar com tela de 8,8” ou 10,1” dependendo da versão escolhida e oferece espelhamento para smartphones por meio do Apple Car Play e o Android Auto. Outro destaque, agora para o painel de instrumentos, é o quadro totalmente digital (Virtual Cockpit) com 10,25” ou 12,3”. A unidade é altamente configurável. Um detalhe interessante do novo Q3 é a possibilidade personalizar as luzes de ambientação interna. São 30 opções de cores disponíveis e três opções de acabamento interno contemplando couro, imitação de couro ou Alcântara.

Mais versátil, o novo Audi Q3 também cresceu no porta-malas. O compartimento agora leva 530 litros, portanto 174 litros a mais que a geração anterior.

Novas tecnologias foram empregadas no Audi Q3 2019, como a nova geração do assistente de estacionamento (Park Assist), assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, câmera para visão 360 ao redor do modelo e assistente de frenagem de emergência. Abaixo do capô, serão oferecidos 3 opções de motores TFSI turbo a gasolina, começando com o 1.5 de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, o 2.0 de 190 cavalos e 32,6 kgfm de torque e o mesmo 2.0 turbo porém com calbração ajustada para 230 cavalos e 35,7 kgfm de torque. Na Europa e demais mercados onde a legislação aceita, o novo Q3 terá duas opções TDI a diesel, ambas derivadas do motor 2.0. Uma será configurada em 150 cavalos e 34,6 kgfm de torque e outra vai oferecer 190 cavalos e 40,7 kgfm de torque. As transmissões podem ser a manual de 6 marchas ou a automatizada de dupla embreagem com 7 velocidades.

O modelo produzido em Gyor, Hungria, deve chegar nas lojas europeias em novembro deste ano. Com apresentação confirmada para o Salão de Paris, em outubro, ele deve aparecer por aqui no mês seguinte no Salão de São Paulo. Ainda sem preços divulgados, o novo Audi Q3 mostra que cresceu e quer continuar seu legado.

Procurada pelo Autoo, a Audi informou que não existe previsão de lançamento da segunda geração do Q3 em nosso mercado. A presente geração segue produzida em São José dos Pinhais (PR) e comercializado normalmente na rede de concessionárias.  

Assine a newsletter semanal do AUTOO!