Audi Q8 é revelado na Europa e faz até manobras sozinho

Novidade desponta como a alternativa mais esportiva ao SUV grande Q7
Audi Q8 2019

Audi Q8 2019 | Imagem: Divulgação

“Combinar a elegância de um cupê 4 portas com a versatilidade de um SUV grande”, essa foi a premissa utilizada para a criação do modelo que figura na galeria de fotos e no vídeo mais abaixo. Estamos falando do Audi Q8, novidade que passa a figurar como um dos SUVs topo de linha da marca.

O novo Q8 compartilha vários elementos estruturais com a geração mais recente do Q7, figurando como uma alternativa mais esportiva no visual e no comportamento dinâmico.

Espaço interno, contudo, não deverá ser um problema para o Q8 uma vez que suas dimensões chamam a atenção. O novo SUV grande conta com exatos 4,99 m de comprimento e 2 m de largura. A altura, por sua vez, é mais comedida e fica em 1,71 m até mesmo pela proposta que o Q8 visa entregar.

Com 3 m de entre-eixos, a Audi antecipa que o Q8 oferecerá a melhor cabine entre seus rivais (leia-se Mercedes-Benz GLE Coupé, BMW X6, dentre outros) no que diz respeito ao espaço interno, com destaque para seus três lugares individuais no banco traseiro que oferecem a possibilidade de ajuste longitudinal. Com os encostos do banco traseiro rebatidos, a Audi informa que o novo Q8 pode acomodar até 1.755 litros de bagagem.

No design, destaque para a grade dianteira bem proeminente e as rodas de liga leve aro 22”. Os faróis contam com iluminação full LED e podem receber a tecnologia HD Matrix como opcional.

Mecanicamente o Q8 será equipado com o sistema de tração integral quattro que atua, por padrão, distribuindo o torque na proporção de 40% para as rodas dianteiras e 60% para as traseiras, podendo variar de acordo com o eixo que está permitindo maior tração em determinado momento. Com exatos 254 mm de altura livre em relação ao solo, podemos dizer que o Q8 pode vencer com relativa tranquilidade alguns deslocamentos fora do asfalto.

Também será possível equipar o Q8 com um conjunto de suspensão a ar com controle adaptativo dos amortecedores. A Audi adianta que todos os motores do Q8 contarão com sistema de propulsão mild hybrid, que opera em conjunto com um sistema elétrico primário de 48V. O Q8 contará com um conjunto de baterias de íon-lítio e também um alternador-gerador capaz de aproveitar a energia gerada nas frenagens, por exemplo, e usar na partida do carro. O Q8 também contará com start-stop que atua a partir do momento em que a velocidade está abaixo de 22 km/h.

Quando chegar às concessionárias na Europa no quarto trimestre deste ano, o Q8 contará com opções de motor 3.0 a gasolina e diesel. O segundo entrega até 286 cv, mas destaca-se pelo torque de 61,1 kgfm. Com ele, segundo a Audi, o Q8 acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e alcança 231 km/h de velocidade máxima. 

Na parte interna, o Q8 oferecerá o que há de melhor em termos de conectividade e conforto até mesmo por se tratar de um modelo topo de linha. Estão presentes ali a central multimídia com display duplo, sendo um de 10,1” e outro de 8,6”, painel de instrumentos digital, sistema de som premium projetado em conjunto com a Bang&Olufsen, dentre outros. Além dos principais assistentes de condução, um dos destaques do Q8 será o “remote garage pilot”, que permite tirar ou colocar o carro na vaga de estacionamento de maneira remota, com a supervisão do motorista, o que facilita a entrada e saída do carro em locais mais estreitos. O recurso, contudo, estará disponível somente a partir de 2019. 

O Autoo entrou em contato com a subsidiária brasileira da Audi, a qual informou que não existe previsão de chegada do novo Q8 ao nosso país.

 
 
Audi Q8 2019
 
Audi Q8 2019
Audi Q8 2019
Audi Q8 2019
 
Audi Q8 2019
Audi Q8 2019
Audi Q8 2019
 
Audi Q8 2019
Audi Q8 2019
Audi Q8 2019
 
Audi Q8 2019
Audi Q8 2019
Audi Q8 2019
 
Audi Q8 2019
Audi Q8 2019
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags