É inegável a boa tradição que a Audi conquistou na produção de station wagons com apelo esportivo, legado que está associado diretamente com a RS 2 Avant lançada em 1994 na Europa.

Agora é a vez da quarta geração das peruas de alto desempenho da marca alemã desembarcar no Brasil. Estamos falando da Audi RS 4 Avant 2019, que, por aqui, custará exatos R$ 546.990.

O valor é alto, mas por tudo isso o modelo entrega em poderoso 2.9 V6 biturbo sob o capô que entrega 450 cv e nada menos do que 61,1 kgfm de torque. De acordo com medições da Audi, a RS 4 Avant acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e atinge 280 km/h de velocidade máxima. Ajudam a obter o máximo em desempenho e controle dinâmico recursos como a tração integral quattro e o câmbio automático de 8 marchas. Ainda segundo a fabricante, o consumo da RS 4 Avant fica em 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, sempre com gasolina, o que não deixa de ser ruim considerando o nível de desempenho da station.

Voltada para a performance e até mesmo o uso em pistas para os mais entusiastas, a RS 4 Avant oferece volante multifuncional com base plana e, no Audi Virtual Cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque. O temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 voltas e comparar os tempos entre si. Status de componentes técnicos como a temperatura do óleo, do motor e do fluido de transmissão e a pressão do ar nos pneus são apresentados no painel, explica a Audi.

O RS 4 Avant está com mais espaço interno em sua nova geração. A distância entre eixos possui 2.826mm, enquanto a largura dos ombros nos assentos frontais foi ampliada em 11 milímetros. O apoio central de braço da frente, os suportes laterais de porta, os porta-copos e o novo compartimento atrás da luz central interna enfatizam as características da marca na usabilidade cotidiana, ponto que é reforçado pelo porta-malas de 505 litros que conta com sistema de abertura elétrica com função hands-free, na qual basta passar o pé logo abaixo do para-choque traseiro para que a tampa se abra automaticamente.

Como é esperado, o RS 4 Avant em sua nova geração também oferece um ótimo nível de equipamentos de série e opcionais. Por mais de meio milhão de reais, a station conta com sistema de som premium com 19 alto-falantes e 755W de potência, central multimídia com memória interna de 10 Gb e suporte aos principais sistemas de espelhamento para smartphones do mercado, head-up display e assistentes de condução como piloto automático adaptativo com função específica para engarrafamentos, assistente de permanência em faixa, farol alto com comutação automática, entre outros. 

Nota do editor: mesmo o Autoo se posicionando como um dos maiores sites de conteúdo automotivo do país, a Audi do Brasil não nos convidou para o evento de lançamento da RS 4 Avant, o que nos impossibilitou de trazer nossas impressões ao volante modelo, além de mais detalhes em vídeo. Esperamos que, pela riqueza e diversidade de opiniões, a marca reveja sua postura para os próximos lançamentos. 

 
 
Acima o motor 2.9 V6 biturbo da Audi RS 4 Avant
 
Acima o motor 2.9 V6 biturbo da Audi RS 4 Avant
Acima o motor 2.9 V6 biturbo da Audi RS 4 Avant
Audi RS 4 Avant
 
Audi RS 4 Avant
Audi RS 4 Avant
Audi RS 4 Avant
 
Audi RS 4 Avant
Audi RS 4 Avant
Audi RS 4 Avant
 
Audi RS 4 Avant
Audi RS 4 Avant
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/