Audi vai montar os novos Q3 e Q3 Sportback no Brasil a partir de 2022

Alemã também anuncia investimentos na infraestrutura de eletrificação no país
Audi Q3 Sportback

Audi Q3 Sportback | Imagem: Divulgação

A Audi realizou dois anúncios importantes nesta terça-feira envolvendo suas operações no mercado nacional. 

O primeiro deles é que a fabricante alemã voltará a montar o Q3 no Brasil a partir de 2022. 

O SUV será acompanhado de sua nova opção de carroceria Q3 Sportback, que traz apelo mais arrojado e estilo cupê. Ambos serão produzidos em São José dos Pinhais (PR), na mesma linha de montagem onde a geração anterior do Q3 foi produzida até 2019.  

Segundo a Audi detalha, “os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro”, sinalizando que a operação inicial deverá ter baixo índice de nacionalização. 

Audi Q3 Sportback
Audi Q3 Sportback
Imagem: Divulgação

De qualquer forma, um dado interessante é que pela primeira vez a Audi montará no Brasil um veículo com seu sistema de tração integral quattro. 

A fabricante antecipou ainda que o Q3 e o Q3 Sportback nacionais contarão com motor 2.0 turbo com injeção direta capaz de entregar 231 cv de potência e 34,6 kgfm de torque. 

As versões, preços e catálogos de itens de série dos futuros Q3 e Q3 Sportback nacionais serão informados em uma etapa próxima ao lançamento, acrescenta a fabricante. 

Eletrificação 

O segundo anúncio de destaque da Audi realizado nesta terça-feira diz respeito ao investimento da marca na infraestrutura para recarga de carros elétricos. 

A fabricante, em conjunto com sua rede de distribuição nacional, vai investir mais de R$ 20 milhões para instalar estações de recarga rápida (DC de 150 kW) em quase todas as concessionárias no Brasil.

Em carregadores deste tipo, explica a Audi, modelos como o e-tron podem realizar uma recarga da bateria de 0 a 80% em menos de 25 minutos. 

Audi Q3 2021
Audi Q3 2021
Imagem: Divulgação