Avaliação: BYD Dolphin torna-se o melhor elétrico de entrada no Brasil
Novidade da marca chinesa desbanca rivais até R$ 150 mil com conjunto muito competente
A partir deste mês, marcas como Renault, CAOA Chery e JAC certamente terão que rever suas estratégias comerciais para seus modelos elétricos de entrada.
Como você já conferiu aqui no AUTOO, a chinesa BYD inicia as vendas do Dolphin EV em nosso mercado por competitivos R$ 149.800, preço em linha com o praticado para o Kwid E-Tech, o iCar e apenas um pouco mais caro do que o E-JS1, atualmente o carro elétrico mais barato do Brasil (R$ 145.900), porém com sérias restrições no quesito segurança.
A vantagem do BYD Dolphin sobre os seus rivais em preço é gigantesca, a começar pelo porte.
Enquanto os representantes de Renault, CAOA Chery e JAC adotam uma postura estritamente urbana, apostando em dimensões reduzidas para a carroceria, o BYD Dolphin mostra-se um modelo mais versátil.
Com 4,12 m de comprimento e 1,77 m de largura, o Dolphin aproxima-se de um hatch compacto convencional, como o Chevrolet Onix e o Volkswagen Polo, o que resulta em um habitáculo confortável aliado a um porta-malas para 250 litros.
Interior otimizado
Uma das grandes vantagens da propulsão elétrica é que, graças ao motor compacto e o número menor de componentes em relação a um carro térmico, os projetistas da BYD conseguiram otimizar ao máximo a cabine do Dolphin.
Com um generoso entre-eixos de 2,70 m, algo encontrado apenas em sedãs ou SUVs médios, até mesmo três adultos conseguem se instalar com conforto no banco traseiro do Dolphin.
![BYD Dolphin 2024 BYD Dolphin 2024](https://www.autoo.com.br/fotos/2023/6/960_720/byd_dolphin_2024_1_29062023_75045_960_720.jpg)
Uma pena que, para acomodar a bateria de 44,9 kWh, o assoalho traseiro tornou-se ligeiramente elevado. Com isso, passageiros de maior estatura que viajam na segunda fileira de assentos ficam os joelhos acima da linha da cintura, o que não é a posição ideal.
O assoalho traseiro do Dolphin não chega a ser tão elevado e desconfortável como é o caso do Nissan Leaf, por exemplo, porém é algo que precisa ser dito.
Sobre essa peculiaridade técnica, os SUVs elétricos têm a vantagem da carroceria mais alta, o que permite acomodar com mais facilidade a bateria. O próprio BYD Yuan Plus, por exemplo, conta com assoalho plano.
Até karaokê a bordo
Já que estamos falando da parte interna, merecem elogios as formas e a ótima seleção de materiais aplicados no painel, console central e revestimento de bancos, algo comum na gama BYD.
![BYD Dolphin 2024 BYD Dolphin 2024](https://www.autoo.com.br/fotos/2023/6/960_720/byd_dolphin_2024_1_28062023_75020_960_720.jpg)
Algumas soluções inovadoras que a marca aplica em seus modelos, como tela rotativa de 12,8” no centro do painel e funcionalidades como jogos eletrônicos e até karaokê embarcado na central multimídia tornam os modelos da BYD diferenciados.
O Dolphin também chega ao mercado trazendo o serviço de carro conectado por meio de um app específico da fabricante e ainda terá um pacote com internet nativa sem custo adicional ao longo do primeiro ano após a compra do carro.
![BYD Dolphin 2024 BYD Dolphin 2024](https://www.autoo.com.br/fotos/2023/6/960_720/byd_dolphin_2024_1_28062023_75018_960_720.jpg)
A decisão da BYD de conferir ao Dolphin uma carroceria não tão pequena como a do CAOA Chery iCar ou do JAC E-JS1 mostrou-se correta uma vez que ele preserva a mesma aptidão para o uso urbano e ainda permite um espectro de aplicação muito maior, podendo transportar uma família por viagens curtas, por exemplo, claro que respeitando os 291 km de autonomia que o Dolphin tem a oferecer.
Aliás, o alcance em questão é muito superior aos 161 km do E-JS1 bem como aos 186 km do Kwid E-Tech, sempre considerando aqui as aferições de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Rodando com o BYD Dolphin
Ao volante, o Dolphin EV mostra-se tão bem resolvido quanto os primos SUVs de maior porte, no caso o Yuan Plus e o híbrido plug-in Song Plus.
Não notamos no Dolphin quaisquer ruídos de suspensão ou acabamento, o que denota a elevada qualidade construtiva do compacto.
Temos também uma direção com assistência elétrica bem calibrada e o sistema de regeneração de frenagem também colabora para reduzir a velocidade de forma mais rápida e fácil no comando do hatch.
![BYD Dolphin 2024 BYD Dolphin 2024](https://www.autoo.com.br/fotos/2023/6/960_720/byd_dolphin_2024_1_28062023_75022_960_720.jpg)
Sem surpresas na suspensão (McPherson dianteira e eixo de torção traseira), o Dolphin transpareceu ter um conjunto robusto e estável.
O motor elétrico de 95 cv e 18,3 kgfm de torque pode não surpreender pelos números, porém, como a força máxima gerada pelo propulsor é instantânea, temos um nível de performance plenamente satisfatório para o uso do Dolphin EV na cidade, com acelerações e retomadas bem espertas.
![BYD Dolphin 2024 BYD Dolphin 2024](https://www.autoo.com.br/fotos/2023/6/960_720/byd_dolphin_2024_1_29062023_75043_960_720.jpg)
De acordo com os dados da BYD, o Dolphin é capaz de alcançar 100 km/h em suficientes 10,9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h.
Melhor escolha
Considerando que o território brasileiro carece de infraestrutura para a recarga de carros elétricos e o uso desse tipo de veículo está fortemente vinculada aos grandes centros urbanos, o BYD Dolphin surge como a opção mais racional, no momento, para quem está considerando a compra de um carro elétrico e deseja ter a experiência de possuir um automóvel com este tipo de propulsão, sem precisar gastar muito para isso.
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Além do valor competitivo considerando a atual realidade do segmento de veículos elétricos no Brasil, o BYD Dolphin oferece porte interessante, conjunto motriz equilibrado e ótima autonomia, fruto também da avançada tecnologia de baterias Blade desenvolvida pela própria fabricante chinesa.
A movimentação da BYD para oferecer o Dolphin EV no Brasil por menos de R$ 150 mil deixa clara a importância da concorrência e da maior competitividade no segmento automotivo.
Com certeza trata-se de uma estreia que fará outras marcas se mexerem a partir de agora para incrementar a competitividade comercial de seus elétricos por aqui. Algo excelente para nós, consumidores.
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