Avaliação: Ford Transit tem conforto de carro para encarar Sprinter

Agora no Brasil, van líder de vendas na Europa e EUA agrada pelo desempenho do motor diesel e boa dirigibilidade
Ford Transit 2022

Ford Transit 2022 | Imagem: Divulgação

Se você tem boa memória deve lembrar da Ford Transit. A primeira (e até então única) passagem da van por aqui aconteceu de 2009 a 2013. O hiato, porém, acaba neste ano com a estreia da nova geração da Transit.

Fabricada no Uruguai no regime CKD (ou ‘Completely Knocked-Down, algo como ‘Completamente Desmontado’, em que as peças são trazidas de fora para o veículo é montado), a Transit chega inicialmente em três versões de acabamento: 15+1, 17+1 e vidrada, esta última sem bancos por ser destinada para o transporte de cargas.

Motor esperto e silencioso

A única motorização disponível é a 2.0 EcoBlue diesel, que entrega 170 cv e 41,3 kgfm. É uma grata surpresa pelas respostas ágeis nas acelerações, sobretudo em baixas rotações - o torque máximo está disponível já a partir das 1.750 rpm. 

Destaque positivo para a dirigibilidade da van, que se aproxima a de um automóvel de passeio por vários motivos.

A transmissão manual de seis marchas tem engates precisos e justos. A embreagem, por sua vez, é mais pesada - e típica dos automóveis de passeio da Ford. Já a direção elétrica é muito leve e direta, facilitando as manobras. Por fim, vale destacar a boa qualidade do isolamento acústico, que impede que o barulho típico do motor a diesel invada a cabine.

Todas as versões da Transit trazem uma boa oferta de itens de série. A van vem com piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, freio a disco nas quatro rodas, computador de bordo, estabilização de vento lateral e sistema anti-capotamento.

Existe ainda um prático estribo elétrico (que surge quando a porta corrediça lateral é aberta e se recolhe quando ela é fechada), auto start-stop (que liga o motor assim que o motorista pisa no pedal de embreagem), computador de bordo, luzes diurnas, entradas USB em todas as fileiras de bancos e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros.

Ford Transit 2022
Ford Transit 2022
Imagem: Divulgação

Fisgando pelo bolso

O produto é bem atraente, mas o grande ‘problema’ da Transit está na concorrência. Afinal de contas, não vai ser nada fácil roubar vendas da Mercedes-Benz Sprinter, líder do mercado há anos.

É por isso que a Ford pretende fisgar clientes pelo bolso. O plano de revisões prevê paradas a cada 20 mil quilômetros com preços fixos. Quem quiser poderá também contratar revisões antecipadamente por meio do programa Ford Protect e incluí-las nas parcelas do financiamento.

A marca oferece também o Ford Pass, um aplicativo que facilita a gestão da frota e lista todos os serviços realizados e necessários no veículo. Fora tudo isso, a promessa é de que as primeiras 350 unidades serão contempladas com gratuidade nas três primeiras revisões. A Transit tem garantia de um ano ou 100 mil quilômetros.

Sobre valores, a Ford explica que, por trata-se de um veículo comercial com uma possibilidade maior de personalização, os preços da van devem ser consultados diretamente na rede de concessionários. 

Ford Transit 2022
Ford Transit 2022
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa