Avaliação rápida: CAOA Chery Arrizo 5 RXT

Aproveitamos o lançamento do sedan para conhecermos mais de perto o rival de VW Virtus e cia.
CAOA Chery Arrizo 5 2019

CAOA Chery Arrizo 5 2019 | Imagem: Divulgação

Apesar do maremoto causado pelos SUVs no mercado, os sedans ainda contam com um bom fôlego em vendas, prova disso é que ao somarmos todos os tipos de carrocerias três volumes oferecidas no mercado (compactas, médias e grandes), os sedans se mantiveram ligeiramente a frente dos utilitários esportivos em vendas ao longo de 2018.

É de olho nesse tipo de público que a CAOA Chery resolveu apostar em um modelo há muito tempo cogitado para o Brasil, no caso o sedã Arrizo 5. O produto estava nos planos da Chery para o país há um bom tempo e vira e mexe era revelado em alguma mostra automotiva no país, mas a viabilidade para a produção do sedan ocorreu mesmo só após a parceria da Chery com a CAOA. O sedan junta-se ao Tiggo 2 e é montado em Jacareí (SP).

Assim como o Volkswagen Virtus, o CAOA Chery Arrizo 5 traz uma proposta bem interessante em termos de dimensões da carroceria. Com 4,53 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, a bordo dos dois modelos você vai encontrar espaço interno suficiente para levar com conforto 5 adultos, portanto eles são bem adequados ao uso familiar. Tanto o Arrizo 5 como o Virtus nos fazem pensar se é necessário até mesmo pagar mais por um modelo maior levando em consideração o quanto suas cabines são bem resolvidas. Falando sobre os porta-malas, o Arrizo 5 acomoda 430 litros em seu compartimento, volume suficiente para a maior parte do uso. Nesse ponto o Virtus se sai melhor ao oferecer 521 litros no porta-malas.

Além do tamanho acertado, a nova leva de sedans compactos acerta não só no tamanho como também capricha no custo-benefício, por essa razão eles ainda figuram como uma compra mais racional e interessante em relação aos SUVs compactos, quase sempre mais caros em configurações com nível de equipamentos e propulsão semelhantes.

No caso do Arrizo 5, a novidade chega com bons pacotes nas versões RX, tabelada em R$ 65.990, e a topo de linha RXT (R$ 72.990) como a avaliada aqui. O Arrizo 5 RXT, por sinal, traz recursos raramente vistos na categoria, como é o caso do teto solar com acionamento elétrico. Somam-se a ele o sensor de estacionamento traseiro, freio a disco nas 4 rodas, controles de tração e estabilidade, 4 airbags, revestimento interno de couro, alarme, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, iluminação diurna por LED, central multimídia com espelhamento para smartphones e câmera de ré, rodas de liga leve aro 17” (16” na versão RX) entre outros recursos como os “obrigatórios” ar-condicionado, direção elétrica e trio elétrico.

Se mantivermos o paralelo com o Virtus, para estacionar na garagem de casa o Volkswagen com nível semelhante de equipamentos, é necessário gastar pelo menos R$ 84.340 (com pintura sólida) acrescentando o revestimento de couro e as rodas de liga leve aro 17” ao Virtus Highline. O motor 1.0 TSI do Virtus topo de linha pode entregar menos potência (128 cv) mas supera o do concorrente em torque (20,4 kgfm).

Mecanicamente o Arrizo 5 compartilha o mesmo motor 1.5 turbo do Tiggo 5x, que é flex e entrega até 150 cv e 19,3 kgfm de torque com etanol. A única diferença reside no câmbio, já que o Arrizo 5 traz uma caixa automática CVT com a opção de trocas de 7 marchas sequenciais pré-definidas na transmissão. A vantagem desse tipo de câmbio é colaborar para a economia de combustível e também ajuda a aproveitar de uma forma melhor a força produzida pelo motor. Segundo os dados realizados de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Arrizo 5 é capaz de alcançar parciais de 9,9 km/l na cidade e 12 km/l na cidade. Com etanol, os números ficam em 6,7 e 8,4 km/l, respectivamente. Em termos de performance, podemos esperar um 0 a 100 km/h na casa de 10 segundos.

O conjunto do Arrizo 5 é convincente, mas nos chamou a atenção a necessidade de realizar uma calibração mais apurada na relação motor e câmbio. Partindo com o carro da imobilidade, por exemplo, notamos uma certa lentidão na resposta do sedan para iniciar a aceleração. Parece que em uma busca por maior economia de combustível, a equipe da CAOA Chery deixou a resposta do acelerador eletrônico um pouco mais lenta do que seria o recomendável. Como consequência disso, também parece que o câmbio demora para atuar. Ao rodar com uma velocidade constante, entretanto, o Arrizo 5 nos pareceu um automóvel bem equilibrado em termos dinâmicos e a suspensão McPherson na dianteira e por eixos de torção nas rodas traseiras é robusta e oferece bom nível de conforto. Falta apenas, portanto, a CAOA Chery “revisar” a união entre o motor e câmbio.

Como noticiamos aqui no Autoo, é bom ficarmos atentos já que a Chery revelou na China sua nova geração de motores com turbo e injeção direta, portanto ainda mais eficientes que o 1.5 turbo aplicado em grande parte de seus modelos nacionais que ainda usam injeção indireta multiponto. A tendência, para o médio prazo, é que esses novos propulsores também cheguem ao mercado brasileiro.

Em nosso breve contato com o Arrizo 5, diretamente da pista de testes da CAOA Chery em Anápolis (GO), o modelo mostra-se bem condizente com o que encontramos em produtos mais recentes no segmento. A marca resolvendo de vez o casamento entre o motor e o câmbio, teremos um modelo que vale a pena você colocar em sua lista de compras. 

 
 
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
Chery Arrizo 5 2019
Chery Arrizo 5 2019
 
 

Ficha técnica

Chery Arrizo 5 2019 RXT 1.5 16V flex automático 4p
Preço R$ NaN (08/2019)
Categoria Sedã compacto
Vendas acumuladas neste ano 1.110 unidades
Motor 4 cilindros, 1496 cm³
Potência 147 cv a 5500 rpm (gasolina)
Torque 19,4 kgfm a 1500 rpm
Dimensões Comprimento 4,532 m, largura 1,814 m, altura 1,487 m, entreeixos 2,65 m
Peso em ordem de marcha 1348 kg
Tanque de combustível 48 litros
Porta-malas 430 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa

Tudo sobre o CAOA Chery Arrizo 5

CAOA Chery Arrizo 5