Existem casos em que nem a mais agressiva das competições comerciais pode resistir a algumas lógicas administrativas, em especial quando estamos falando de reduções de custo na casa dos milhões de dólares. Um exemplo disso pode ser visto no Chevrolet Camaro 2019.

O modelo tem no Ford Mustang seu principal concorrente há décadas, mas isso não impediu que a GM e a Ford unissem esforços para desenvolver em conjunto a mesma transmissão automática de 10 marchas que equipa os dois esportivos e vários outros modelos das duas gigantes norte-americanas.

A inclusão do novo câmbio, aliás, foi o grande aprimoramento mecânico para a atualização de meio ciclo desta que é a 6ª geração na longa história do Camaro, que segue equipado com o 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque.

Uma boa notícia para quem gosta do máximo em desempenho é que, graças ao novo câmbio, o Camaro 2019 será importado ao Brasil com o controle de largada, recurso que ajuda qualquer motorista a realizar a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (ou o mais próximo disso) a bordo do Chevrolet. Além do launch control e seguindo os passos do rival Mustang, o Camaro também recebe um “facilitador” para quem deseja realizar o famoso burnout. Com a função ativada, o sistema de freios mantém automaticamente as rodas dianteiras travadas e permite que você produza toda a fumaça que desejar com os pneus traseiros. 

Segundo a GM, a inclusão do novo câmbio de 10 marchas no Camaro em substituição ao anterior de 8 velocidades ocorreu muito mais em nome da eficiência do que do desempenho em si, já que a performance do modelo pouco mudou. A vantagem das 2 relações extras é que o Camaro torna-se um carro de rodar mais suave se a ideia é desfrutar de um bom passeio (existe até um modo de condução específico para isso...) e passa a consumir menos na estrada, algo que o sistema de desativação de até 4 cilindros também colabora bastante.

No campo do conforto e da conectividade, dois atributos se destacam na cabine do Camaro 2019. O primeiro deles é a estreia por aqui da terceira geração da central multimídia MyLink, que passa a contar com uma tela de maior definição e resolução, microfone extra para melhor reconhecimento do sistema de comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e possibilidade de atualização via Wi-Fi. Ela é bem completa e também conta com os principais sistemas de espelhamento para smartphones do mercado. A segunda novidade é um prático recurso para o retrovisor interno da versão conversível que permite replicar no espelho as imagens da câmera de ré, melhorando, dessa forma, a visibilidade ao volante do esportivo. Cabe ao motorista utilizar ou não a tecnologia.

Na parte externa, a GM deu uma boa mexida no visual do Camaro, algo elogiável considerando que não se trata de uma mudança de geração. Em especial na dianteira, todo o conjunto é novo: faróis (agora full-LED), grade, para-choque e até o capô foram revistos. A grade frontal, é bom que se diga, antecipa o estilo que veremos em grande parte dos próximos modelos da Chevrolet, com um visual bem mais arrojado e agressivo. Além do Camaro, essa nova linguagem de design também já figura na atualização visual que o Chevrolet Cruze argentino vai receber e chegará ao Brasil em 2019.

No perfil, as mudanças no Camaro 2019 vão apenas para as rodas de liga leve aro 20”, que contam com visual diferente para as carrocerias cupê e conversível, sendo que o primeiro conta com acabamento acetinado e a opção de carroceria com teto de tecido recebe rodas com acabamento em preto brilhante.

Fechando as mudanças visuais, na parte traseira a grande novidade vai para o visual das lanternas, agora separadas em dois grupos ou formando o dual-element, como prefere a marca. O para-choque traseiro também é novo e está mais robusto.

Interessante a adição da chamativa cor Amarelo Persa para o Camaro 2019 aqui no Brasil. A ela se juntam o Azul Egípcio, Laranja Imperial, Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto.

Ao volante o Camaro 2019 segue a boa evolução que o modelo ostenta em sua 6ª geração. Com uma suspensão e direção esportivas, um robusto conjunto de freios Brembo específicos para competição e com pinças dotadas de 4 pistões, modelo transmite toda a segurança que você deseja para andar rápido em uma pista. Tudo funciona harmoniosamente e com o mesmo ímpeto de um carro que pode alcançar 290 km/h de velocidade máxima, você sabe que, quando solicitado, o conjunto de freios vai atuar com maestria. Com isso, o Camaro encara curvas e retas com vigor.

Na opção conversível a capota pode ser rebatida até mesmo pela chave, operação que é realizada em 25 segundos. Se você já estiver a bordo do volante, é possível deixar os cabelos ao vento em velocidades de até 50 km/h. Essa versão responde, hoje em dia, por cerca de 20% da procura pelo Camaro no Brasil.

No campo dos equipamentos, os destaques do Camaro 2019 vão para o painel customizável, head-up display, alto-falantes Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o do condutor, ar-condicionado com 2 zonas de atuação, além de partida remota da ignição, entre outras conveniências.

A GM até o momento ainda não adiantou o preço do Camaro 2019, algo que só saberemos quando o primeiro lote importado dos EUA for nacionalizado, o que está previsto para o fim de janeiro ou começo de fevereiro. Mesmo com as oscilações do dólar, os valores não deverão ficar muito longe dos atuais R$ 315.000 pedidos pelo Camaro cupê ou R$ 350.000 no caso do conversível até a linha anterior.

Até mesmo pelo fato da introdução recente no mercado brasileiro, no universo dos muscle cars o Ford Mustang está se dando muito bem aqui, somando 897 emplacamentos até outubro deste ano. O Camaro, no mesmo período, foi a escolha de apenas 58 pessoas. O Chevrolet, contudo, agora deverá voltar a um patamar mais próximo ao do Mustang com as melhorias que estreiam na linha 2019. De qualquer forma, em um segmento onde a escolha é muito mais emocional do que racional, a bordo de qualquer um dos dois você desfrutará de tudo o que um bom esportivo norte-americano é capaz de entregar: força de sobra e um belo V8 ressoando pela cabine!  

 
 
Chevrolet Camaro Conversível 2019
 
Chevrolet Camaro Conversível 2019
Chevrolet Camaro Conversível 2019
Chevrolet Camaro Conversível 2019
 
Chevrolet Camaro Conversível 2019
Chevrolet Camaro Conversível 2019
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Chevrolet Camaro Conversível 2019
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Chevrolet Camaro Conversível 2019
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Chevrolet Camaro Conversível 2019
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Chevrolet Camaro Conversível 2019
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Chevrolet Camaro Conversível 2019
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Chevrolet Camaro 2019
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Chevrolet Camaro 2019
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Chevrolet Camaro 2019
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Chevrolet Camaro 2019
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Chevrolet Camaro 2019
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Chevrolet Camaro 2019
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Chevrolet Camaro 2019
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Chevrolet Camaro 2019
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Chevrolet Camaro 2019
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Chevrolet Camaro 2019
Chevrolet Camaro 2019
 
 

 

Ficha técnica

Chevrolet Camaro Conversível 2019 SS 6.2 16V gasolina automático 2p
Categoria Conversível grande
Motor 8 cilindros, 6162 cm³
Potência 461 cv a 6000 rpm (gasolina)
Torque 62,9 kgfm a 4400 rpm
Dimensões Comprimento 4,784 m, largura 1,897 m, altura 1,34 m, entreeixos 2,81 m
Peso em ordem de marcha 1800 kg
Tanque de combustível 72 litros
Porta-malas 208 litros
Veja ficha completa

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |