'Aventureiros' Pulse e Nivus disputam clientes 'no tapa' em 2023
Modelos crossovers da Fiat e Volkswagen estão praticamente empatados nas vendas neste ano, mas Nivus custa mais e tem menos versões
- Compartilhe
Mistura de hatches com SUVs, os modelos Pulse, da Fiat, e Nivus, da Volkswagen, fazem uma justa transição entre as duas categorias, oferecendo um estilo ‘off-road’, mas sem perder o toque esportivo.
Também chamados de crossover ou aventureiros, segundo o critério de AUTOO, os dois modelos estão por enquanto sozinhos no segmento após a CAOA Chery e a JAC suspenderem as vendas do Tiggo 3X e do T40.
VEJA TAMBÉM:
E a disputa entre os dois tem sido intensa ou, como se diz, ‘cabeça a cabeça’. Em 2023, o Pulse e o Nivus se revezam na ponta, com uma diferença até esta semana de apenas 111 carros em favor do Fiat – eram 20.455 unidades para o Pulse e 20.344 carros para o Nivus.
O ano, no entanto, começou com o VW na frente por apenas 86 veículos. Em fevereiro ele ampliou a diferença para 100 carros, mas o Pulse virou o jogo em março, abrindo uma diferença de 966 unidades.
Em abril, o Nivus reduziu um pouco a diferença (para 767 unidades) e em maio voltou a liderar com 83 emplacamentos a mais. A resposta da Fiat veio agora com a nova virada.
Faixas de preços diferentes
Mas, apesar de terem uma proposta semelhante, os dois crossovers não transitam exatamente na mesma faixa de preço.
O Pulse, um derivado do Argo, tem preço inicial de R$ 101 mil que, graças aos descontos do governo, caiu para R$ 90 mil na versão manual 1.3 Drive.
Na tabela anterior, no entanto, o Drive 1.3 automático saía por R$ 108 mil enquanto as versões turbo Audace e Impetus custavam R$ 120 mil e R$ 132 mil, respectivamente.
O Nivus, nascido da costela do Polo, começa bem mais caro: a versão Comfortline 200 TSI tem preço de R$ 127,4 mil, portanto, acima do Pulse Audace. O topo de linha Highline beira os R$ 144 mil, ou seja, num patamar onde existem vários SUVs maiores.
Por essa ótica, pode-se dizer que a Volkswagen se dá melhor já que consegue atrair mais clientes mesmo oferecendo menos opções e com um ticket médio mais alto.
Essa tranquilidade para os dois rivais deve acabar em breve, assim que outros ‘aventureiros’ como o inédito modelo da Renault, que já está em testes no Brasil.
- Compartilhe
Veja outras colunas
VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro
24/02/2024 05h05Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados
Picape Titano será um desafio duro para a Fiat
12/02/2024 10h00Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana
Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking
06/02/2024 09h48Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%