3.0 biturbo e até 517 cv: BMW apresenta os novos M3 e M4

Respectivamente sedan e cupê, dupla de esportivos da marca bávara é apresentada e traz nova grade frontal polêmica
Novos BMW M3 e M4 foram apresentados na Europa

Novos BMW M3 e M4 foram apresentados na Europa | Imagem: Divulgação

Depois de alguns teasers, a BMW finalmente apresentou os novos M3 e M4, respectivamente as versões mais esportivas do sedã Série 3 e do cupê Série 4 da marca. Além do novo visual com a polêmica grade dianteira de grandes proporções, a nova geração promete trazer alguns atributos para acalmar os puristas. As vendas terão início na Europa no início do ano que vem, quando os preços devem ser confirmados.

Sob o capô de ambos está o tradicional motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha. Nos M3 e M4 de entrada, ele entrega 479 cv de potência 56 kgfm de torque. Com o pacote Competition, os valores saltam para 517 cv e 66,3 kgfm. Enquanto os modelos menos potentes trazem câmbio manual de seis velocidades de série, sendo o automático de oito marchas opcional, os mais potentes virão apenas com a transmissão automática.

Saiba mais: BMW confirma a primeira perua M3 da história

BMW M3 2021
BMW M3 2021
Imagem: Divulgação

A BMW afirma ter que a experiência nas pistas com o M4 GT3 ajudou no desenvolvimento do carro no sentido de conferir um acerto de suspensão preciso, mas não duro demais a ponto de inviabilizar o uso cotidiano. Tanto o novo M3 quanto o novo M4 saem de fábrica com tração traseira, mas o sistema de tração integral é opcional e mantém a funcionalidade vista no M5 de poder selecionar que a força chegue apenas às rodas traseiras em determinadas situações.

Confira também: BMW apresenta sua primeira moto M: a M1000RR

A suspensão é adaptativa, com amortecedores eletrônicos. Os eixos cardã são específicos para os modelos M, assim como o acerto da direção elétrica variável e o sistema de freios. Opcionalmente, os rotores podem ser feitos de composto cerâmico. As rodas das versões Competition são de medidas diferentes entre os eixos, com 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira.

BMW M4 2021
BMW M4 2021
Imagem: Divulgação

Por dentro, os bancos trazem desenho esportivo, enquanto os desenhos das telas são específicos da linha M, além de haver a presença do botão M: um atalho para a customização de diversas configurações de motor, suspensão, direção e freios. Dois modos configuráveis individualmente estão disponíveis, além do Road, Sport e Track. Para uso nas ruas, os novos BMW M3 e M4 trazem assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão, piloto automático adaptativo, navegador GPS ativo e assistente de estacionamento, entre outros.

 

Visualmente, não há muito como não falar a respeito da grande grade frontal dos novos BMW M3 e M4. A peça domina a dianteira do modelo e é remanescente dos primeiros carros da marca bávara, que não tinham grades tão largas, mas eram relativamente altas. No entanto, a empresa aplica outras soluções para agregar ao estilo dos esportivos, como linhas esculpidas no capô com saídas de ar.

BMW M3 2021
BMW M3 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags