BMW apresenta Série 4 conversível

Modelo com capota rígida retrátil vai estrear no Salão de Los Angeles, em novembro

Para fechar e abrir a capota o carro leva 20 segundos. Operação pode ser realizada em movimento | Imagem: Divulgação

A BMW anunciou nesse sábado (12) a chegada de mais um novo produto. A marca alemã vai lançar no Salão de Los Angeles, em novembro, o Série 4 Conversível, que assume o posto do aposentado Série 3 Conversível – a montadora na verdade criou um novo nome para designar as variantes cupê e conversível do Série 3, que agora existe somente com carroceria sedã, perua e Gran Turismo.

O Série 4 conversível tem teto retrátil de estrutura rígida e a operação para abrir e fechar a capota leva 20 segundos e pode ser realizada com o veículo a até 18 km/h, segundo a montadora.

Veja mais: BMW lança o novo Série 4

Todas as versões do novo carro tem algum apelo esportivo quando se fala de motorização. A opção de entrada é o 428i, com motor 2.0 turbo de 245 cv. Já a versão de “sangue quente” é o 435i, que traz o bloco 3.0 seis cilindros em linha turbo capaz de gerar 306 cv. De acordo com a BMW, o Série 4 na configuração mais potente acelera do 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos e pode atingir até 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). Há também o 420d, com motor 2.0 turbodiesel de 184 cv.

A marca oferece aos carros opção de câmbio manual de 6 marchas ou automático sequencial de 8 velocidades. A lista de itens ainda contempla ar condicionado com duas zonas de climatização, navegador GPS, sistema multimídia com conexões USB e Bluetooth, além de internet. Outros itens de destaque são o head-up display, que projeta imagens do painel do parabrisa, e os faróis com adaptação automática de facho e sistema detector de pedestres, que avisa o motorista sobre a presença de pessoas à frente do veículo e até realiza frenagens de emergência se necessário.

Avaliação: BMW 335i, para executivos endiabrados

Por se tratar de um conversível derivado de um cupê, o Série 4 passou por uma série de modificações. A primeira delas foi o reforço das estruturas laterais, já que o carro não possui capota. Também há todo um preparo caso o veículo capote com o teto aberto. Nesse caso, a primeira coluna é reforçada e na traseira, logo atrás do banco traseiro, há um santantonio que salta para fora, criando uma proteção para a cabeça dos ocupantes.

A BMW também criou uma forma de rebater a capota sem roubar tanto espaço do porta-malas, que comporta 370 litros com o teto fechado e 350 l com o teto recolhido.

O Série 4 Conversível está programado para chegar ao mercado dos Estados Unidos a partir de janeiro de 2014, com preço inicial de US$ 49.675, cerca de R$ 108.300, sem contar impostos e taxas brasileiros. O modelo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.