O desenvolvimento dos futuros carros autônomos, que veremos nas ruas a partir de 2025 pelo menos nos países desenvolvidos, está longe de ser algo simples ou barato.

Para baratear essa conta e acelerar o ritmo dos projetos, a concorrência muitas vezes até pode ser deixada de lado se a ideia é alcançar um objetivo em comum.

Quem ganhou as manchetes nesta semana foi o acordo firmado (memorando de entendimento) entre o Grupo BMW e a Daimler AG, responsável pela marca Mercedes-Benz, para desenvolverem em conjunto de assistentes de condução que estarão nos carros da marca. Esses sistemas de “alta automação”, como as empresas caracterizam, irão habilitar aos modelos de Mercedes-Benz, BMW e demais marcas dos respectivos conglomerados, nível de condução autônoma de classificação 3 e 4, de acordo com os parâmetros da SAE.

“Nós estamos combinando o conhecimento de duas líderes em tecnologia. No Grupo BMW, parcerias de longo prazo dentro de uma plataforma flexível, escalável e não exclusiva são fundamentais para avançar na industrialização da direção autônoma. Combinando os conhecimentos das duas empresas em áreas importantes, nós aprimorar nossa força de inovação e acelerar a difusão dessa tecnologia”, declarou Klaus Fröhlich, membro do conselho administrativo do Grupo BMW para a área de desenvolvimento.

“Direção autônoma é uma das tendências mais revolucionárias para nós no momento e todo o Grupo Daimler está trabalhando seriamente nisso. Como sempre na Daimler, nossa prioridade máxima é com a segurança. Ao invés de soluções individuais, nós queremos desenvolver sistemas confiáveis que adicionam valor aos nossos consumidores. Trabalhando com os parceiros certos, nós queremos promover avanços significativos na performance dessa tecnologia e trazê-la de uma forma segura para as ruas”, acrescenta Ola Källenius, membro do conselho administrativo da Daimler AG e responsável pela área de desenvolvimento da Mercedes-Benz Cars.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/