Bugatti Chiron bate 490 km/h e quebra recorde mundial de velocidade

Superesportivo agora é o carro de rua mais rápido da história, superando o Koenigsegg Agera RS
Acima o Bugatti Chiron que estabeleceu o novo recorde de velocidade para automóveis

Acima o Bugatti Chiron que estabeleceu o novo recorde de velocidade para automóveis | Imagem: Divulgação

A Bugatti é novamente a dona do carro homologado para as ruas mais rápido do mundo. Durante testes na famosa pista de testes do Grupo Volkswagen em Ehra-Lessien (Alemanha), um Chiron atingiu a marca de 304,77 milhas por hora, o equivalente a 490,48 km/h. Com isso, o superesportivo dizimou o antigo recorde de velocidade máxima: 447 km/h registrados pelo Koenigsegg Agera RS, em 2017.

O recorde é fruto de um trabalho longo e intenso da marca ao lado de Michelin e Dallara para quebrar a simbólica barreira das 300 milhas por hora. Enquanto a primeira desenvolveu um pneu especial que aguentasse a velocidade brutal, a segunda projetou um chassi 25 cm maior e com alterações na traseira para reduzir o arrasto aerodinâmico.

Além destas mudanças, o motor W16 8.0 quadriturbo também recebeu um upgrade, pulando dos 1.500 cv para 1.600 cv. Já a tração integral e a transmissão permaneceram inalterados. A Bugatti não confirma, mas a expectativa é que as modificações sejam levadas para uma série especial do Chiron, provavelmente batizada como Super Sport. Os franceses dedicaram a quebra do recorde a Ferdinand Piech, ex-CEO da Volkswagen morto na última semana e o responsável por trazer a Bugatti para as asas do grupo alemão.

Vale lembrar que Bugatti e Koenigsegg travam há anos um duelo particular pelo título de dona do carro mais rápido do mundo – o Agera RS tirou o recorde exatamente das mãos do Veyron, o antecessor do Chiron, que havia registrado 431 km/h em 2010. Por isso o próximo movimento aguardado neste jogo de xadrez é o do Koenigsegg Jesko, mais recente criação dos suecos que traz um V8 5.0 de 1.600 cv e promete chegar perto dos 500 km/h.

 

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!