Polêmica, a marca chinesa BYD começa a dar os primeiros passos no Brasil. Por enquanto, um tanto misteriosos, embora se aposte que ela comece a operar ainda em 2011. Já se sabe, por exemplo, que ela negocia há algum tempo com representantes brasileiros e que o ex-presidente da Fiat, Pacifico Paoli, seria o favorito da disputa. Ela até registrou a patente de certos modelos no INPI. Agora seus modelos começam a ser flagrados rodando no país. É um deles que o AUTOO mostra aqui.

Trata-se do BYD G3, uma evolução do clone do Toyota Corolla de 2002 que a marca chinesa lançou há alguns anos, o F3M. Bem equipado, o G3 traz de série itens como sensor de estacionamento, teto solar, partida elétrica por botão e motor 1.8 de 123 cv de potência e câmbio CVT, com marchas infinitas.

O veículo flagrado na Marginal Pinheiros, em São Paulo, exibia placa verde, usada para testes de homologação. As linhas do G3 não chegam a encher os olhos – a lateral, por exemplo, ainda é quase idêntica a do Corolla anterior -, mas há alguns aspectos positivos como o painel de instrumentos que une o velocímetro e o conta-giros analógicos com miolo digital e a tela multifuncional com navegador.

BYD G3
Divulgação

Visual mistura detalhes do Corolla com sedãs alemães

Líder em baterias de íon de lítio

A BYD é a mais ambiciosa marca chinesa de automóveis. Mesmo sem grande presença no exterior, a montadora atraiu a atenção do megainvestidor Warren Buffet e planeja desembarcar nos Estados Unidos em 2012. No entanto, até agora é mais conhecida por clonar veículos famosos e por tentar produzir todos os componentes de seus carros, uma prática que nem mesmo os maiores fabricantes mundiais adotam mais.

O trunfo da empresa é o domínio do mercado de baterias de íon de lítio, usadas pelos celulares modernos e que hoje são as mais promissoras em veículos elétricos e híbridos. Não é à toa que o “carro chefe” da BYD seja o E6, um hatch elétrico, este sim, de projeto 100% chinês. Ao menos na teoria.

BYD G3
Divulgação

Painel de instrumentos é atraente, mas console central ainda entrega a cópia descarada do Toyota

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/

Veja mais notícias da marca