BYD G3, clone do Corolla, é flagrado em São Paulo

Sedã da marca chinesa é um dos modelos cotados para serem vendidos no Brasil ainda este ano

BYD G3 flagrado em São Paulo | Imagem: Tiago Brandão

Polêmica, a marca chinesa BYD começa a dar os primeiros passos no Brasil. Por enquanto, um tanto misteriosos, embora se aposte que ela comece a operar ainda em 2011. Já se sabe, por exemplo, que ela negocia há algum tempo com representantes brasileiros e que o ex-presidente da Fiat, Pacifico Paoli, seria o favorito da disputa. Ela até registrou a patente de certos modelos no INPI. Agora seus modelos começam a ser flagrados rodando no país. É um deles que o AUTOO mostra aqui.

Trata-se do BYD G3, uma evolução do clone do Toyota Corolla de 2002 que a marca chinesa lançou há alguns anos, o F3M. Bem equipado, o G3 traz de série itens como sensor de estacionamento, teto solar, partida elétrica por botão e motor 1.8 de 123 cv de potência e câmbio CVT, com marchas infinitas.

O veículo flagrado na Marginal Pinheiros, em São Paulo, exibia placa verde, usada para testes de homologação. As linhas do G3 não chegam a encher os olhos – a lateral, por exemplo, ainda é quase idêntica a do Corolla anterior -, mas há alguns aspectos positivos como o painel de instrumentos que une o velocímetro e o conta-giros analógicos com miolo digital e a tela multifuncional com navegador.

BYD G3
Divulgação

Visual mistura detalhes do Corolla com sedãs alemães

Líder em baterias de íon de lítio

A BYD é a mais ambiciosa marca chinesa de automóveis. Mesmo sem grande presença no exterior, a montadora atraiu a atenção do megainvestidor Warren Buffet e planeja desembarcar nos Estados Unidos em 2012. No entanto, até agora é mais conhecida por clonar veículos famosos e por tentar produzir todos os componentes de seus carros, uma prática que nem mesmo os maiores fabricantes mundiais adotam mais.

O trunfo da empresa é o domínio do mercado de baterias de íon de lítio, usadas pelos celulares modernos e que hoje são as mais promissoras em veículos elétricos e híbridos. Não é à toa que o “carro chefe” da BYD seja o E6, um hatch elétrico, este sim, de projeto 100% chinês. Ao menos na teoria.

BYD G3
Divulgação

Painel de instrumentos é atraente, mas console central ainda entrega a cópia descarada do Toyota

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa