BYD Shark está entre as 7 picapes que chegam no segundo semestre; veja a lista

Segmento está em alta no Brasil e já representa mais de 20% das vendas atualmente, segundo a Fenabrave
BYD Shark 2025

BYD Shark 2025 | Imagem: Divulgação

A segunda metade do ano vai ter mais de 20 lançamentos dos mais variados segmentos. No caso das picapes, teremos 7 principais modelos que chegam entre o mês que vem até o final de dezembro. Esse tipo de utilitário está em alta no Brasil e já representa mais de 20% das vendas totais, de acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).

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Vamos aos detalhes de cada uma das picapes, algumas delas eletrificadas, tendência que deve seguir forte nos próximos anos, entre outros motivos, para cumprir as cada vez mais rigidas normas de emissões. 

1 - Riddara RD6

Riddara RD6
Riddara RD6 será elétrica e vendida apenas na versão 4x2 no Brasil
Imagem: Divulgação

A Riddara RD6 é fabricada com aval da Geely, que é dona da Volvo. Mas o utilitário chegará ao Brasil em uma operação independente, trazida pelo Grupo Timber, que trabalha co máquinas agrícolas, entre outras atividades. A RD6 tem  5,26 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,83 m de e distância entre-eixos é de 3,12 m.

A picape chinesa será vendida no Brasil apenas com tração 4x2 e motor de 272 cv. Mas também existe em outro smercados a 4x4 que terá dois níveis de potência disponíveis, de 203 cv ou 406 cv. A autonomia é de 600 km, mas pelo ciclo chinês, portanto, sem a correção do Inmetro.

2 - Ford F-150

Ford F-150 2025
Ford F-150 2025 passa por discreta reestilização e passa a ter nova tampa da caçamba
Imagem: Divulgação

A versão renovada da picape mais vendida do mundo chega no segundo semestre, informação que foi confirmada pela própria fabricante. Entre as novidades estará a tampa da caçamba que pode ser basculante ou aberta na horizontal, como na Fiat Toro, conforme a necessidade. Vem com retentores de 100 graus, 70 graus e 37 graus, o que facilita o acesso à área de carga, mesmo quando um trailer estiver acoplado à picape.

No interior a Ford disse que agora tornará a tela sensível ao toque de 12 polegadas padrão em todas as versões. Além disso, pela primeira vez, a F-150 oferecerá um head-up display com visualizações personalizadas para os modos BlueCruise, reboque/transporte e direção off-road. Vamos aguardar para ver quais serão as opções de motor que estarão disponíveis. 

3 - BYD Shark

BYD Shark
BYD Shark será híbrida e vai ser fabricada no Brasil mais adiante,depois da importada
Imagem: Divulgação

A picape da marca chinesa foi mostrada no México pela primeira vez e será fabricada em Camaçari (BA) mais adiante, depois de ser trazida como modelo importado. Chegará com sistema híbrido com motor 1.5 turbo de 192 cv combinado a outros dois elétricos. Um motor elétrico vai no eixo dianteiro (de 228 cv e 31,6 kgfm) e outro traseiro (201 cv e 34,7 kgfm). 

O porte da BYD Shark é um pouco maior que o das principais rivais, com  5,46 m a 5,32 m, 1,96 m a 1,85 m na largura e 1,89 m a 1,81 m na altura. A distância entre-eixos é de 3,26 m. As linhas retas, a grade destacando o logotipo da montadora e os faróis formados por dois retângulos empilhados em cada um foram inspirados na Ford F-150

4- JAC Hunter

JAC Hunter
JAC Hunter terá primeiramente versão a diesel e pode ser que chegue a elétrica mais para frente
Imagem: Divulgação

A chegada da picape no  segundo semestre no Brasil também foi confirmada pela fabricante. Mas ainda não se sabe qual será o conjunto mecânico. Uma das alternativas é o 2.0 turbodiesel com 170 cv e 41,8 kgfm de torque um câmbio automático de 8 marchas e tração 4x4. 

Primeiro chega a movida apenas a diesel e depois pode ser que venha a elétrica. Essa última variante conta com dois elétricos que rendem até 218 cv de potência combinada e 34,2 kgfm de torque. Batizada de JAC Hunter EV, a picape deverá ter autonomia perto de 500 km - padrão chinês. 

5 - Ram 1500 renovada

RAM 1500 2024
RAM 1500 conta com retoques no desenho e deixou de ter versões com motor V8
Imagem: Divulgação

A nova série de 2025 se destaca por um design exterior renovado, apresentando novos faróis de LED, uma grade mais proeminente com a inscrição RAM destacada e lanternas traseiras atualizadas. A versão Tungsten, de topo de linha, apresenta lanternas traseiras de LED e elementos interiores como um sistema de áudio Klipsch Reference Premiere "ultra premium" com 23 alto-falantes.

As atualizações incluem o fim do motor V8 Hemi, para a adoção de novos SSTs (turbo, de seis cilindros em linha) e uma restilização do exterior da picape.  Entre os motores disponíveis está o V6 Pentastar de 3.6 litros e tecnologia eTorque e o 3.0 Hurricane, cuja versão mais potente rende até 540 cv e 72 kgfm de torque.

6- VW Amarok 

Volkswagen Amarok reestilizada
Volkswagen Amarok reestilizada foi flagrada sem disfarces antes do lançamento
Imagem: Reprodução

O modelo continuará vindo da Argentina e passará ter uma nova frente, com estilo até um pouco menos convervador do que o da nova geração vendida na Europa. Destaca-se dos faróis em formato  de C e a ampla grade e as largas entradas de ar embutidas no para-choque. 

Entretanto, o conjunto mecânico  deve continuar sem novidades, a não ser por alguns ajustes para atenter àsnovas normas de emissões.  Por isso, o motor permanece sendo o  3.0 V6 Turbodiesel de 258 cv e 59,1 mkgf de torque, junto da tração integral 4motion e do câmbio automático de 8 marchas.

7 - Jeep Gladiator

Jeep Gladiator Nighthawk
Jeep Gladiator terá a maior parte das novidades no interior, que fica mais sofisticado
Imagem: Divulgação

A versão com discretos retoques no desenho, entre outras novidades, segue as mudanças que serão adotadas no Wrangler.  . Entre as novidades o carro passa a ter novos detalhes na grade dianteira com a tradicionais sete ranhuras, além de antena integrada ao para-brisa e novos jogos de rodas como parte do visual reestilizado.

Na parte de segurança, a picape  ganha airbags laterais de cortina tanto para os passageiros dos bancos dianteiros quanto traseiros, aviso de colisão frontal de série velocidade de cruzeiro adaptativo ("piloto automático"), dependendo da versão.  O motor continua sendo o V6 3.6 que funciona com o sistema de transmissão com tração integral.

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

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