Fiat adota apenas retoques na Toro 2024. Será o suficiente para recuperar a liderança?

Picape da marca italiana continua bem atrás da Chevrolet Montana nas vendas do acumulado do ano
Fiat Toro da linha 2024 chega quase sem mudanças, apenas detalhes discretos

Fiat Toro da linha 2024 chega quase sem mudanças, apenas detalhes discretos | Imagem: Divulgação

É bom lembrar que  foi a Renault Oroch que inaugurou o segmento de picapes intermediárias no Brasil, aquelas que estão entre as grandes e as médias. Também são conhecidas como SUPs (Sport Utility Pick-Ups) pelo parentesco com os SUVs, segmento que, no Brasil, representa 45,7% do mercado, levando em conta os dados dos sete primeiros meses do ano, divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional  dos Distribuidores de Veículos).Mas apesar do pi

Apesar do pioneirismo da Renault Oroch, foi a Fiat Toro, lançada em Campinas (SP), em meados de fevereiro de 2016, que logo de tornou um grande sucesso. Chegou com estilo bastante arrojado para o segmento, antes conhecido apenas pelas picapes tradicionais, de linhas retas e pesadas. A tampa da caçamba bipartida, foi polêmica e com praticidade questionável, mas isso não serviu de empecilho para o modelo deslanchar nas vendas.

VEJA TAMBÉM:

Outros itens da Toro também foram impactantes no lançamento, como as longas luzes de LED onde ficaram tradicionamente os faróis, que passaram a ser embutidos no para-choque. Hoje, mais de 400 mil unidades da Fiat Toro já foram vendidas e seu sucesso acabou levando à concorrência querer abocanhar pelo menos parte desse volume. 

No início de 2023 apareceu a principal concorrente da Fiat Toro: estamos falando da nova geração da Chevrolet Montana, que estreou estrategicamente em um momento em que a rival já estava com mais de sete anos no mercado e sem novidades significativas. A GM acertou no  visual e nos preços e acabou tomando a liderança de vendas no segmento com certa folga até agora.

Chevrolet Montana 2023
Chevrolet Montana 2023 deverá se tornar a picape do segmento mas vendida em 2023, tirando o longo reinado da Toro

Pelos dados da Fenabrave, entre janero e julho de 2023, a Fiat Toro teve 6.675 unidades vendidas ante 9.497 unidades da Chevrolet Montana e 1.950 unidades da Renault Oroch. Bem atrás, estão as mais caras Ford Maverick (617 unidades) e Ram Rampage, que acaba  de ser lançada com vários itens comuns com a Toro e com grande potencial de crescimento nas  vendas.

Seja pelas mudanças discretas na linha Toro 2024 ou pela diferença de volume vendido para a rival da GM, a Fiat deverá perder a liderança do segmento em que foi hegemônica desde 2016. Mas a Stellantis deve saber bem o que está fazendo com a liderança absoluta da Strada, o grande potencial da Ram Rampage e a Fiat Titano aparecendo no horizonte, com lançamento prometido até o fim do ano.

A estratégia da Stellantis em busca de um balanço favorável parece estar bem montada. Não investir muito em um modelo que virou ícone do segmento e aproveitar toda a boa imagem da Fiat quando o assunto é picape para explorar outros terrenos, como o dos modelos médios, onde as margens são maiores e briga vai ser boa com S10, Hilux, Ranger, Frontier e companhia. 

Portanto, não se deve incomodar com as poucas novidades da Toro da linha 2024. A Stellantis pode até perder para a GM a liderança nas vendas de picapes intermediárias, (ou SUPs) pela primeira vez, mas está mirando em objetivos que vão além disso, encontrando novos horizontes (ou finding new roads), seguindo o conselho da concorrente...

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fiat Toro da linha 2024 chega quase sem mudanças, apenas detalhes discretos

Fiat Toro da linha 2024 chega quase sem mudanças, apenas detalhes discretos

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou