Ao que tudo indica pela quantidade cada vez maior de flagras e unidades rodando por aí, a Fiat trabalha com afinco em sua nova picape compacta abaixo da Toro, que muito provavelmente deverá ser a sucessora da Strada (o nome, até mesmo pela força que a Strada tem em nosso mercado, deverá ser mantido).

Sempre bem informado sobre os próximos modelos da marca, o site Autos Segredos publicou uma ampla reportagem no último fim de semana sobre o que podemos esperar da novidade. Vale a pena destacar que atualmente a Fiat Strada é o veículo comercial leve mais vendido do país e líder em vendas com folga em sua categoria. Portanto, todas as novidades envolvendo a picape compacta da Fiat merecem destaque.

Para manter alguns atributos que colaboram muito para o sucesso comercial da Strada, a futura picape compacta deverá compartilhar parte da estrutura traseira com o Fiorino atual. A suspensão traseira, por sua vez, deverá contar com o eixo rígido com mola parabólica de lâmina única, configuração que faz a alegria de muitos consumidores, em especial os clientes corporativos, pela maior robustez que oferece.

Ainda de acordo com o Autos Segredos, a nova picape compacta da Fiat deverá ter opções de cabines simples e dupla, sendo que, ao contrário da Strada atual, a futura picape compacta com cabine dupla terá 4 portas e será homologada para 5 passageiros. Como já nascerá com esse propósito e não vai ser apenas uma adaptação em cima de um projeto já existe, como foi o caso da Strada, a nova picape com cabine dupla terá uma caçamba um pouco maior em relação ao que encontramos hoje na Strada, o que é muito bom em especial para quem efetivamente precisa conciliar o transporte de cargas e pessoas no uso comercial, por exemplo.

Pensado em manter o preço da picape não muito alto, a Fiat deverá equipar a picape com o já conhecido motor 1.4 flex nas versões de entrada, enquanto as mais caras deverão receber o 1.3 flex com direito até a câmbio automático nos catálogos mais caros. Sem dúvida oferecer esse tipo de transmissão será uma saída interessante, já que não encontramos picapes compactas automáticas hoje no mercado.

Grande parte do visual da nova picape deverá ser inspirado por modelos compactos e mais recentes da Fiat, no caso específico o Mobi e o Argo. Com isso em mente, o designer Kleber Silva criou uma projeção do que podemos esperar para a picape compacta da Fiat que está a caminho.

Ainda vai demorar, contudo, para a sucessora da Strada dar as caras no mercado, uma vez que o lançamento é esperado apenas para o início de 2020. A atualização da picape compacta da Fiat é algo mais do que aguardado, uma vez que a Strada atual, apesar dos ótimos números de venda, já se mostra um modelo que clama por uma renovação. Uma de suas últimas novidades relevantes ocorreu apenas em 2009, quando a carroceria com cabine dupla estreou no mercado. De lá para cá, a picape recebeu apenas atualizações pontuais e séries especiais.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/