Candidato ao mercado brasileiro, C5 Aircross 2022 é revelado na Europa

Modelo seria um interessante acréscimo da Citroën ao segmento de SUVs médios
Citroën C5 Aircross 2022

Citroën C5 Aircross 2022 | Imagem: Divulgação

Lançado em 2020 na Argentina, o Citroën C5 Aircross é um forte candidato para chegar também ao mercado brasileiro, inclusive ajudando na eletrificação da marca no país uma vez que um dos destaques do SUV reside em seu catálogo híbrido plug-in. 

Nesta quarta-feira (12) um fato importante revelado na Europa pode ser a peça que faltava para aproximar o SUV de nosso mercado. A Citroën introduziu o aguardado facelift do modelo, que trouxe aprimoramentos externos e internos para o C5 Aircross. O modelo foi lançado globalmente em 2018, portanto sua atualização de meio-ciclo já era esperada. 

As principais evoluções no visual do modelo concentram-se na dianteira, contemplando uma revisão dos faróis, grade frontal e para-choque. 

As lanternas, por sua vez, contam com uma nova assinatura em LED e a Citroën também introduziu ao SUV novas rodas de liga leve aro 18” com acabamento diamantado. 

Por dentro, o novo C5 Aircross 2022 recebe uma nova tela de 10” para a central multimídia acompanhada por uma revisão no console central. 

Conforto é o ponto alto

Modelo que tem como foco o amplo espaço interno, conforto e modularidade, o C5 Aircross mede 4,50 m e conta com um generoso entre-eixos de 2,73 m, o que sinaliza boa área para seus 5 passageiros viajarem com conforto. 

Em suas variantes não eletrificadas, destaque para o bom porta-malas do C5 Aircross, que alcança 580 litros. Na opção com mecânica híbrida, a capacidade do compartimento de bagagens cai para 460 litros. 

Na Argentina, o C5 Aircross desembarcou com o conhecido motor 1.6 THP sob o capô, presente também no Peugeot 3008 importado para o Brasil. 

Eletrificado

Em seu catálogo eletrificado, o C5 Aircross combina o mesmo 1.6 turbo com injeção direta a um propulsor elétrico para oferecer 224 cv de potência e mais de 32 kgfm de torque, o que sugere um bom nível de desempenho. 

De acordo com a Citroën, com a bateria do sistema carregada, o C5 Aircross Plug-In Hybrid pode rodar cerca de 55 km em modo somente elétrico, com a velocidade máxima limitada em 135 km/h. 

O C5 Aircross destaca-se ainda pelo porte robusto e a boa altura em relação ao solo (230 mm), o que o configura como um modelo apto a experimentar algumas vias não pavimentadas com uma certa desenvoltura. 

Bem equipado, o modelo recebe, na Europa, os principais assistentes de condução do mercado e inclui ainda o Highway Driver Assist, sistema de condução autônoma Nível 2 que combina o assistente de permanência em faixa com o piloto automático adaptativo para permitir intervenção mínima do motorista em percursos rodoviários. 

Até o momento, contudo, não há previsão de estreia do C5 Aircross no Brasil.