Cansou da cor? Tinta ''reprogramável'' promete resolver o problema

Projeto apoiado pela Ford desenvolve a solução para variar as cores em diferentes objetos
Ford Fiesta 2017

Ford Fiesta 2017 | Imagem: Divulgação

Seja uma roupa, um calçado, a parede de casa ou até mesmo a cor do seu carro, vira e mexe gostaríamos de variar as tonalidades que cobrem os mais diferentes objetos.

Um interessante projeto que está sendo desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e conta com o apoio da Ford promete criar uma solução para quem desejar dar um novo aspecto aos mais diferentes objetos sem ter que gastar tempo e dinheiro executando trabalhos de pintura ou customização.

Os cientistas desenvolveram uma “tinta reprogramável”, a qual permite que os objetos mudem de cor quando são expostos a uma luz especial com diferentes comprimentos de onda. Chamada de PhotoChromeleon, a tinta é reversível e cada processo de personalização pode levar de 15 a 40 minutos, dependendo do tamanho do objeto, explica a Ford.

Para mudar de cor, a peça é colocada em uma caixa e exposta à luz de um projetor especial que elimina os pigmentos indesejados. A luz azul, por exemplo, é absorvida pelo corante amarelo, por isso ele é removido da equação para criar o azul.

Uma das vantagens do uso da tinta reprogramável seria a sustentabilidade, evitando que os fabricantes precisem produzir itens em excesso para atender as diferentes preferências de cor, além de estimular os consumidores a fazer compras mais conscientes. A criação dos desenhos aplicados nos objetos é feita por meio de uma interface digital. Confira, abaixo, um vídeo resumindo todo o processo: 

 

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!