Carregamento solar para carro? No Hyundai Sonata isso já é uma realidade

De acordo com a fabricante, sedan pode oferecer 1.300 quilômetros extras de autonomia
Acima o Hyundai Sonata Hybrid

Acima o Hyundai Sonata Hybrid | Imagem: Divulgação

Não é só nas residências e imóveis comerciais que o aproveitamento da energia solar começa a ganhar força. A Hyundai mostrou o seu primeiro carro com um painel solar instalado no teto capaz de gerar energia para a própria bateria. De acordo com a Hyundai, as células fotovoltaicas vão ajudar a poupar combustível e permitir uma autonomia maior com a recarga das baterias por meio da luz solar.

O primeiro modelo a receber essa tecnologia será o Sonata híbrido, que estreia em breve nos EUA. Porém, a Hyundai deve aumentar o número de modelos de seu portfólio com a inovação. “A tecnologia de teto com recarga solar é um bom exemplo de como a Hyundai Motor está se movendo para se tornar provedora de mobilidade limpa. A tecnologia permite que nossos clientes ataquem diretamente a questão das emissões ”, disse Heui Won Yang, vice-presidente sênior e chefe da unidade de tecnologia do Hyundai Motor Group. “Estamos nos esforçando para expandir ainda mais a aplicação da tecnologia além da linha de veículos ecologicamente corretos para veículos com motor de combustão interna”, relatou.

Segundo a Hyundai, esse sistema permite que o carro seja recarregado ao mesmo tempo em que está em movimento e é capaz de carregar a bateria de 30% a 60% em um período de seis horas. De acordo com dados fornecidos pela montadora, essa solução é eficiente ao ponto de oferecer mais de 1.300 quilômetros extras de autonomia anualmente.

O sistema é composto por um painel solar e um controlador. O painel é ativado assim que a luz incide sobre ele. A energia é convertida, passando de fótons de luz do sol para eletricidade, que é transformada em voltagem padrão pelo controlador e, a partir daí, armazenada na bateria. Com o desenvolvimento dessas placas, talvez no futuro os veículos poderão até mesmo deixar de utilizar combustíveis fósseis.

O Sonata híbrido combina o motor 2.0 a gasolina de 152 cv com outro elétrico de 51 cv, com o conjunto transferindo a força para as rodas por meio de uma transmissão automática de 6 marchas.
 

Detalhe do teto com painel solar presente no novo Sonata Hybrid
Detalhe do teto com painel solar presente no novo Sonata Hybrid
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!