Carro ''cega'' motoristas por 4,6 segundos e mostra os perigos de teclar ao volante

Interessante iniciativa da Lexus deixa claro como é perigoso manipular o celular e dirigir
Unidade do NX especialmente preparada para a iniciativa da Lexus

Unidade do NX especialmente preparada para a iniciativa da Lexus | Imagem: Divulgação

Não faltam campanhas e iniciativas para lembrar como é perigoso mandar mensagens ou manipular o celular enquanto se está no comando de um automóvel. Mesmo assim, ainda nos deparamos com casos trágicos de pessoas perdendo a vida por conta dessa combinação tão perigosa quanto dirigir embriagado. 

Para conscientizar o público cada vez mais, uma interessante iniciativa da Lexus foi revelada nesta semana.

A fabricante adaptou uma película eletrocromática nos vidros de um NX e convidou algumas pessoas para, a princípio, participar de um test-drive a bordo do SUV.

O que elas não sabiam é que, em determinado trecho do percurso, o para-brisa ficaria opaco por exatos 4,6 segundos. O tempo em questão é quanto um motorista leva para verificar uma mensagem recebida em seu smartphone, de acordo com estudo da National Highway Traffic Safety Administration, órgão que zela pela segurança viária nos EUA.

Ainda de acordo com a NHTSA, um automóvel trafegando a 55 milhas por hora (88 km/h) percorre a mesma distância de um campo de futebol americano ao longo dos 4,6 segundos, distância que pode ser fatal dependendo da via onde o automóvel está trafegando. 

E, para quem confia muito na tecnologia, o vice-presidente de marketing da Lexus, Vinay Shahani, alerta: “nem mesmo os assistentes de condução mais avançados disponíveis hoje em dia são capazes de substituir a atenção plena do motorista”. Confira, abaixo, o interessante material produzido pela marca: