Carro muito tempo parado? Saiba como evitar problemas

Uso do automóvel caiu durante e pandemia e isso requer atenção especial
Primeiros sinais  de problemas começam a aparecer em torno de 30 dias de inutilização do carro

Primeiros sinais de problemas começam a aparecer em torno de 30 dias de inutilização do carro | Imagem: Stock Auto-Service

Períodos prolongados com atividades suspensas por conta da pandemia, a disseminação do formato de trabalho remoto... Recentemente sobram motivos para explicar porque muita gente está deixando o carro estacionado na garagem por um período de tempo maior.

Segundo especialistas, se isso ocorrer com o seu automóvel é importante ficar atento (a) em alguns pontos, uma vez que até parado o veículo precisa de manutenção.

"Basicamente, se o veículo ficar parado por um mês ou mais, é preciso atenção para não ter prejuízos. Antigamente esse prazo era incomum, mas com a pandemia muita gente está incorrendo nesse erro”, analisa Fabio Aires, especialista em manutenção automotiva da Stock Auto-Service. 

Para evitar que você tenha problemas com o seu carro caso tenha que deixá-lo estacionado por muito tempo, Aires elencou alguns cuidados importantes para que você preserve o veículo em boas condições: 

Fluidos e lubrificantes 

"Os veículos parados trazem transtornos às vezes maiores do que com o uso contínuo", diz Fabio Aires. "Os primeiros sinais começam a aparecer em torno de 30 dias de inutilização. É importante ao menos ligar o veículo e rodar um pouco uma vez por semana", ensina.

Um dos primeiros cuidados é manter os lubrificantes em níveis adequados, observando os prazos de validade. "Os fluidos de freio, por exemplo, podem sofrer alterações em sua composição com a umidade natural do clima. Já o óleo lubrificante de motor não sofre o mesmo problema, mas, com a falta de uso, pode favorecer o depósito de resíduos dentro do motor. Além de movimentar o carro uma vez por semana, o ideal é substituir esses itens antes do vencimento das datas de validade", comenta.

Pneus deformados 

Até pelo alto custo de reposição, além do aspecto segurança, uma atenção especial deve ser dada aos pneus: "Se você sair com seu carro para aquela voltinha de revitalização, é importante também calibrar os pneus. O risco, aqui, é a perda de pressão e a provável deformação da banda de rodagem. A troca dos pneus, de forma geral, é uma opção salgada. Então não custa dar uma paradinha no posto para calibrar”, pontua Aires. 

Bateria: atenção aos sinais

"Mesmo com o carro desligado, a bateria sofre descarga por que há sistemas que exigem um pequeno consumo contínuo. É o caso do alarme e das diversas memórias eletrônicas dos carros mais modernos. O principal sintoma de que a bateria está sendo prejudicada pela inatividade do veículo é quando você tenta dar a partida e há uma demora ou dificuldade maior do que a normal", ensina Fabio Aires.

"O inverno também aumenta a necessidade de carga na primeira partida de manhã. Se você tiver dificuldade para ligar o carro, o ideal é ir a uma oficina verificar se a situação exige alguma manutenção ou mesmo troca, no caso de vencimento da validade da bateria, que costuma ser de dois anos".

Combustível vencido

Pouca gente imagina, mas o combustível tem prazo de validade relativamente curto. "A gasolina pode durar até quatro meses, mas é bom não chegar perto disso", ele indica. "Um problema comum é ter gasolina vencida no reservatório de partida a frio, que pode gerar a formação de resíduo parecido com uma pasta - e isso acaba indo para os dutos e juntas do sistema de alimentação, causando entupimentos e danos. Uma dica é usar gasolina aditivada, que tem validade maior", diz Fabio Aires.

Medidas adicionais

Se você está certo de que seu veículo ficará parado por mais de um mês, o responsável rede de oficinas sugere algumas medidas adicionais: "Nesses casos, para quem tem mais intimidade com a manutenção do veículo, uma boa pode ser desligar a bateria, para evitar a descarga”. 

“Com o cuidado de o veículo estar estacionado com segurança, também é interessante não acionar o freio de estacionamento para evitar que a pastilha grude no disco ou lona do tambor. Sempre é bom também afastar as palhetas do limpador de para-brisas do vidro, o que evita deformações. E calibrar os pneus com 10 a 15% a mais de pressão do que foi indicado pelo fabricante, de forma a garantir que eles não sejam comprometidos por ficarem longos períodos apoiados no mesmo ponto”, recomenda o especialista. 

Viagens: receita parecida

E quem costuma pegar estrada, a exemplo das férias de meio de ano, o que deve ser feito? 

"A receita é parecida. Muito importante ao sair para uma viagem é verificar calibragem e integridade dos pneus, qualidade e vencimento de fluidos e lubrificantes, checar o vencimento da bateria - essa pode surpreender de uma hora para a outra", resume o responsável pela Stock Auto-Service. 

"Fora isso, também é importante verificar alinhamento e balanceamento dos pneus, funcionamento dos faróis e fazer um check-up simples em oficina credenciada. Isso garante não apenas a segurança de motoristas e passageiros, mas também evita os riscos ocultos e as surpresas que podem estragar um bom passeio", recomenda Fabio Aires.

Procure controlar o estado dos pneus se o carro ficar muito tempo parado ou antes de viajar
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Imagem: Stock Auto-Service

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