Os 20 leilões de carros mais caros da história

Raridades deixam para trás modelos recentes como o Bugatti La Voiture Noire
Duesenberg SSJ 1935

Duesenberg SSJ 1935 | Imagem: Reprodução internet

Carro é um bem de consumo que costuma perder valor durante os anos. No entanto, há exceções, já que alguns veículos são tão raros que acabam custando cada vez mais com o passar dos anos. É o caso deste 20 modelos que foram leiloados nos últimos anos e que se tornaram os carros mais caros da história.

Confira a seguir a relação completa, que foi feita originalmente pelo site Autoweek. A página reuniu os valores dos arremates das principais casas de leilão, como a RM Sotheby’s, Gooding & Company, Bonhams e Artcurial.

20º - Ferrari 250 LM 1964 - US$ 17,6 milhões

A linhagem 250 da Ferrari é uma das mais cobiçadas da história. Lançada em 1964, a versão 250 LM foi eternizada na disputa das 24 Horas de Le Mans de 1965, quando venceu a corrida. Apenas 32 unidades foram construídas, todas utilizando o motor V12 de 320 cv de potência. O modelo vendido pela RM Sotheby’s em 2015 era o de chassi nº 6105,e foi arrematado por US$ 17,6 milhões.

19º - Ferrari 250 GT LWB California Spyder Competizione 1959 - US$ 18,1 milhões

Outro modelo da família 250, este Ferrari é ainda mais raro, já que apenas nove carros foram feitos. A unidade vendida pela Gooding & Company foi arrematada por US$ 18,1 milhões em 2016. Seu chassi é o nº 1603.

18º - Ferrari 375 Plus Spider 1954 - US$ 18,3 milhões

Lançado em 1954, o Ferrari 375 Plus Spider é outro modelo da marca italiana na lista. Vencedor de grandes corridas, como os 1.000 km de Buenos Aires e as 24 Horas de Le Mans, o carro só teve oito unidades produzidas e foi leiloado pela Bonhams em 2014 por US$ 18,3 milhões.

17º - Ferrari 250 GT SWB California Spyder 1961 - US$ 18,4 milhões 

O colecionador Roger Baillon deixou diversos carros raros escondidos em celeiros. Este Ferrari era um deles, e logo se mostrou o mais valioso de todos, já que tinha a pintura original. Por isso ele foi vendido pela Artcurial em 2015 por US$ 18,4 milhões.

16º - Alfa Romeo 8C 2900B Touring Berlinetta 1939 - US$ 18,9 milhões

O primeiro carro sem ser da Ferrari na lista é justamente de outra marca italiana. O Alfa Romeo 8C é um clássico dos anos 1930 e tem um dos designs mais bonitos de todos os tempos, além de ser o carro de produção mais rápido do mundo na época de seu lançamento. Apenas cinco unidades foram construídas, sendo que uma delas foi vendida em 2019 pela Artcurial por US$ 18,9 milhões.

15º - Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider por Touring 1939 - US$ 19,8 milhões

Outra versão do clássico 8C, sendo esta conversível, o modelo teve apenas 12 unidades produzidas. Em 2016, a RM Sotheby’s leiloou uma delas por US$ 19,8 milhões.

14º - McLaren F1 LM 1994 - US$ 19,8 milhões

Projetado por Gordon Murray, que foi o responsável pelos carros de F1 que deram os primeiros títulos de Nelson Piquet, na Brabham, e Ayrton Senna, na McLaren, o McLaren F1 é um clássico moderno. A versão LM é a mais cara do supercarro de 618 cv, sendo que apenas seis unidades foram construídas. Em 2019, uma delas foi leiloada por US$ 19,8 milhões pela RM Sotheby’s.

13º - McLaren F1 1995 - US$ 20,5 milhões

O modelo tradicional do supercarro também é um dos recordistas. Com apenas 390 km em seu hodômetro, este carro era praticamente 0km quando foi leiloado. Por conta disso, ele foi arrematado por US$ 20,5 milhões em um leilão da Gooding & Company.

12º- Aston Martn DP215 1963 - US$ 21,4 milhões

Fabricado em 1963, este carro disputou as 24 Horas de Le Mans com o campeão mundial de F1 Phil Hill e o piloto belga Lucien Bianchi ao volante. Em 2018, o carro foi leiloado pela RM Sotheby’s por US$ 21,4 milhões.

11º - Jaguar D-Type 1955 - US$ 21,7 milhões

Carro vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1956, este modelo é um dos mais clássicos da história da Jaguar. Esta unidade não era pintada com o tradicional verde britânico, mas sim um o azul escocês, já que sua equipe era da Escócia. O carro foi leiloado pela RM Sotheby’s em 2016, sendo vendido por US$ 21,7 milhões.

10º - Duesenberg SSJ 1935 - US$ 22 milhões 

O carro americano conta com um exótico motor de oito cilindros em linha com dois superchargers e 400 cv de potência. Isso em um carro dos anos 1930. Apenas duas unidades foram construídas, e uma delas foi leiloada por US$ 22 milhões em 2018.

9º- Ferrari 290 MM 1956 - US$ 22 milhões

Construído para competir na Millie Miglia de 1956, este carro da Ferrari é outra raridade da marca, com apenas quatro unidades construídas. Por isso o carro chassi nº 0628 foi vendido em 2018 por US$ 22 milhões.

8º - Aston Martin DBR1 1956 - US$ 22,5 milhões

Um dos carros mais vencedores da história da marca, o Aston Martin DBR1 teve poucas unidades fabricadas. A primeira delas foi leiloada em 2017 por US$ 22,5 milhões.

7º- Ferrari 275 GTB/C Speciale by Scaglietti 1964 - US$ 26,4 milhões

Feito para competir com o Ford GT40 e o Shelby Cobra, ele era uma versão apimentada do 275 tradicional. Apenas três unidades foram feitas e uma delas foi leiloada em 2014 por US$ 26,4 milhões.

6º- Ferrari 275 GTB/4 NART Spyder 1967 - US$ 27,5 milhões

Com 300 cv de potência em seu V12, que era um número bem alto para sua época, o 275 GTB/4 NART é outro carro raro da Ferrari, com apenas 10 unidades feitas. Ele rendeu US$ 27,5 milhões em um leilão.

5º- Ferrari 290 MM 1956 - US$ 28 milhões

Outra unidade do 290 MM foi responsável por mais um recorde nos valores dos leilões. Este carro foi feito para que o pentacampeão mundial de F1 Juan Manuel Fangio participasse da Millie Miglia de 1956. Foi arrematado por US$ 28 milhões.

4º- Mercedes-Benz W196R 1954 - US$ 29,6 milhões

Carro da Mercedes-Benz nas temporadas 1954 e 1955 de Fórmula 1, o modelo foi o responsável por levar Fangio ao título nesses dois anos. Por isso uma das unidades do modelo foi leiloada por US$ 29,6 milhões em 2013.

3º- Ferrari 335 Sport Scaglietti 1957 - US$ 35,7 milhões

Um dos carros mais bonitos da história da Ferrari, o modelo de corrida brilhou também nas pistas. Apenas quatro unidades foram construídas, sendo que uma delas foi leiloada por US$ 35,7 milhões.

2º - Ferrari 250 GTO Berlinetta 1962 - US$ 38,1 milhões

Qualquer modelo do 250 GTO da Ferrari é capaz de render dezenas de milhões de dólares. É o caso desta unidade, que em 2014 rendeu US$ 38,1 milhões em um leilão. 

1º - Ferrari 250 GTO by Scaglietti 1962 - US$ 48,4 milhões

Como dito anteriormente, o 250 GTO é capaz de valer milhões de dólares. Um unidade 1962 foi vendida por US$ 48,4 milhões em 2018, sendo o terceiro das 36 unidades construídas. Por isso ele é até hoje considerado o carro de leilão mais valioso de todos os tempos. Convertendo pela cotação atual da moeda norte-americana, o valor pago pelo clássico supera R$ 250 milhões! 

Ferrari 250 GTO by Scaglietti 1962
Ferrari 250 GTO by Scaglietti 1962
Imagem: Reprodução internet

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa