Chevrolet Montana RS: carro de agroboy ou picape esportiva?
Nova versão topo de linha da picape tem itens exclusivos, mas faltam equipamentos pelo o que custa
A maioria das picapes já deixou de ser um rústico utilitário para trabalho pesado há um bom tempo. Há dez anos, uma parte delas passou a incorporar algumas características vindas dos SUVs e se tornaram SUPs (Sport Utility Pick-Ups). E agora inventaram as que se parecem com um esportivo, que é o caso da Chevrolet Montana RS (R$ 151.890), sigla que veio do lendário Camaro RS do final dos anos 60.
VEJA TAMBÉM:
- Picapes em alta: saiba o que já chegou e o que vem por aí até o fim do ano
- Fiat adota apenas retoques na Toro 2024. Será o suficiente para recuperar a liderança?
Pois é, hoje em dia por uma questão de imagem, vale até usar os icônicos modelos que fizeram história. De qualquer forma, lá fomos nós ficar alguns dias com a Montana RS, pintada na nada discreta cor Vermelho Chilli, que é um tempero picante. Bem, se a GM quis sugerir algo quente, referindo-se ao desempenho da picape, não foi exatamente o que encontramos.
Não resta dúvida de que o motor 1.2 turboflex, de origem Opel, é um dos mais eficientes do mercado. Tem apenas três cilindros, mas rende bons 133 cv e bons 21,4 kgfm de torque a meros 2.000 rpm, o que ajuda a ter certa agilidade desde as primeiras marcações do contagiros, facilitando as ultrapassagens.
Mas faltou um câmbio menos hesitante entre as trocas e com hastes atrás do volante, algo pode parecer dispensável em alguns modelos, mas que cai bem em uma versão com pretensões esportivas, como é o caso da Montana RS.
Até pelos dados de desempenho é possível notar que o fôlego da versão RS é apenas mediano. Para acelerar de 0 a 100 km/h são necessários 10,1 segundos, com máxima de 160 km/h. Portanto, se por um lado o picape não faz jus à tradicional sigla que carrega, pelo menos mostrou que tem um dos melhores acertos de suspensão do segmento, conseguindo aliar boa estabilidade com alta capacidade de absorver as irregularidades do piso.
![Chevrolet Montana 2024 Chevrolet Montana 2024](https://www.autoo.com.br/fotos/2023/7/960_720/chevrolet_montana_2024_1_10072023_75156_960_720.jpg)
Mesmo às vésperas das eleições municipais, o que não falta em São Paulo é rua esburacada e cheia de obstáculos, como lombadas, valetas e afins. Ok, mas tudo isso não foi problema para a Montana RS, que se mostrou um carro bem confortável no dia a dia. Porém, no trânsito caótico da capital paulista, os grandes e salientes retrovisores ficam sujeitos a serem danificados e poderiam ser rebatíveis eletricamente para ajudar a passar em lugares apertados.
Pintados de preto brilhante, assim como vários outros itens, os espelhos externos, porém, contam com o aviso de ponto cego instalado no lugar certo, visível mesmo em dias de chuva forte, na base da peça e não na lente. Entretanto, no lugar do espelho interno eletrocrômico, existe apenas aquele singelo botão dia/noite, encontrado em carros bem mais em conta que a picape que passa dos R$ 150 mil.
O assunto equipamento parece bem oportuno, em se tratando da nova versão topo de linha da picape, não? O lado bom começa com a boa central multimídia com acesso nativo à internet e que vem com uma tela de alta resolução integrada ao cluster. Uma solução moderna e estilosa, assim como as rodas exclusivas de aro 17 com pneus 215/55R, volante multifuncional revestido de couro com o logo da Chevrolet escurecido, carregador do celular por indução, faróis com acionamento automático, entre outros itens.
Mas o espaço interno não é dos melhores para quem vai sentado no banco traseiro, que leva bem duas pessoas. O passageiro do meio terá que ficar em uma parte mais elevada e estreita. Em contrapartida o vigia traseiro tem desembaçador e o acabamento inclui revestimento de couro com detalhes vermelhos e detalhes feitos apenas para esta versão RS, como a textura do painel do lado do passageiro.
Estratégia para assustar a Toro
![Chevrolet Montana Chevrolet Montana](https://www.autoo.com.br/fotos/2023/9/960_720/MontanaRs 2_01092023_75776_960_720.jpg)
Bom também é que a tampa da caçamba tem amortecimento, podendo ser aberta sem nenhum esforço. Tem 874 litros, volume menor do que a da principal rival, a Fiat Toro, que conta com 937 litros. Pode vir com revestimento para proteger a pintura e capota marítima, itens que se tornaram importantes para quem procura uma picape SUP nos dias atuais.
Contudo, talvez por uma estratégia de marketing, a GM resolveu não incluir alguns equipamentos para deixar o preço da Montana RS mais de R$ 20 mil abaixo da Toro Volcano (R$ 178.590). Então, esqueça itens como regulagem elétrica do banco do motorista, GPS embutido na central multimídia, limpador de para-brisa automático, alertas de colisão frontal e de frenagem de emergência, assistente de farol alto, entre outros.
De esportiva, a Chevrolet Montana RS tem apenas, no máximo, a aparência. Mas quem se importa? A questão é turbinar a imagem de quem dirige com um fôlego apenas o suficiente para não fazer feio quando pegar uma estrada ou passar por caminhos de terra batida até condomínios ou pousadas do interior, tirando uma onda de heroi.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Recomendados por AUTOO
![Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?](https://i.ytimg.com/vi/icusRSjEAHs/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCNACELwBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBv43UA8AiRtCZDMb-csvZCYXawXA)
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?
5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje![Embraer revela seu primeiro táxi-voador!](/fotos/Eve_Prototype_01-380x250.jpg)
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!
Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024![Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/7/296_222/royal-enfield_guerrilla-450_2024_19_17072024_60027_296_222.jpg)