Chevrolet Spin 2025: minivan renovada aposta na relação entre custo e benefício

Versão topo de linha conta com tela panorâmica e multimídia com internet a bordo entre os destaques
Chevrolet Spin Premier: minivan tem a frente reestilizada como principal mudança na linha 2025

Chevrolet Spin Premier: minivan tem a frente reestilizada como principal mudança na linha 2025 | Imagem: Carlos Guimarães

A GM decide renovar mais uma vez a minivan Chevrolet Spin, lançada há 12 anos, com planos de manter o atual patamar de vendas e até aumentar um pouco.  No primeiro trimestre de 2024,conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o modelo teve 2.312 unidades vendidas, o que é bem mais do que as 933 unidades do Citroën C3 Aircross, seu principal concorrente hoje em dia.

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Por incrível que pode parecer, a Chevrolet Spin segue sozinha no terreno das minivans, que foi extinto no Brasil com a chegada dos SUVs. A GM tentou classificá-la como um crossover, com a intenção deixá-la mais próxima de um utilitário esportivo, segmento que detém 47,6% das vendas de janeiro a março. 

Com versões de 7 lugares, a veterana da Chevrolet parte para mais um período nas lojas desafiando o concorrente da marca francesa, que deverá receber melhorias para entrar nessa briga com mais força. De fato, ainda não há nada com tanto espaço e leve até 7 pessoas que custe o mesmo ou até menos que a Chevrolet Spin atualmente. Avaliamos a bem equipada versão Premier (R$ 144.990), mas a básica LT pode ser encontrada por R$ 119.990. 

Minivan é atualizada, mas espaço ainda é principal trunfo

Chevrolet Spin 2025
Chevrolet Spin 2025 ganhou painel renovado, com tela panorâmica como principal mudança
Imagem: Divulgação

Porém, mesmo na versão topo de linha, a sensação de estar ao volante da minivan é uma volta ao passado. Tente regular a altura do banco e o esforço de girar a pequena roldana na base do assento é quase em vão. Você ficará bem mais alto do que gostaria, com o console central lá embaixo.

Acessar o botão que abre e fecha as portas vai exigir um certo esforço para esticar o braço e inclinar o tronco. O volante multifuncional fica um pouco abaixo do seu queixo e tanto o câmbio automático de seis marchas quanto o antiquado motor 1.8 flex (que rende até 111 cv e 17,7 kgfm a  2.600 rpm) estão lá apenas para levar o carro do ponto A para o B, exigindo uma boa dose de paciência e cautela da sua parte.

Mesmo vazio, falta força para ultrapassagens com alguma agilidade. Então, é bom ir devagar com o andor. Os níveis de vibração e ruído estão acima do ideal e sinta-se um monge budista ao contornar curvas, já que estamos falando de um carro com alto centro de gravidade, área frontal de 2,55m², modestas rodas de aro 16 com pneus 205/60R e uma boa transferência de peso (1.292 kg) de um lado para o outro. Ainda bem que o controle de estabilidade (ESP) passou a ser obrigatório em 2024. 

Com esse conjunto mecânico antiquado, o consumo não é dos melhores, embora a GM o tenha recalibrado. Conforme o Inmetro, a Chevrolet Spin Premier 2025 é capaz de fazer 7,4 km/l na cidade e 9,3 kml na estrada com etanol, números que melhoram um pouco com gasolina (10,5 km/l e 13,4 km/l, respectivamente). 

Chevrolet Spin 2025
Chevrolet Spin 2025 pode levar até 1.608 litros com os bancos das duas fileiras rebatidos
Imagem: Divulgação

Sem teto solar panorâmico e bancos que não são tão confortáveis como deveriam, resta apenas a questão do espaço como um dos principais trunfos da Spin. Não vai ser muito fácil ficar configurando os bancos do jeito que você precisa, já que o sistema é bem simples e pouco prático, contanto até com um elástico com um gancho para prender o assento a terceira fileira, mas terá nada desprezíveis 553 litros no porta-malas levando até cinco ocupantes. 

Abaixando os bancos das duas fileiras, deixando apenas os dois dianteiros, é possível chegar nos 1.608 litros, o que é suficiente para levar objetos mais longos, como uma bicicleta, caiaques, esquis, mesas, entre outros. Faltaram apenas pontos de ancoragem para segurar a carga. Mas a lista de equipamentos é bem completa na versão Premier, com ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, entre outros itens. 

Veredicto

A GM apostou na boa relação entre custo e benefício da Spin para renová-la na linha 2025. Além disso, o principal concorrente, o Citroën C3 Aircross de 7 lugares, ainda precisa evoluir para ter mais apelo de vendas. Para quem precisa de espaço e não quer gastar muito, a Spin ainda é uma opção interessante no mercado, contanto que seja tolerante com as limitações do projeto antiquado. 

Chevrolet Spin Premier mudou pouco na traseira da linha 2025, que recebeu apenas novos detalhes discretos
Chevrolet Spin Premier mudou pouco na traseira da linha 2025, que recebeu apenas novos detalhes discretos
Imagem: Carlos Guimarães

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