Chevrolet Spin: de 'capivara' para 'quase SUV'. Veja como pode ficar modelo na linha 2025

Minivan sobrevivente no Brasil está perto de ganhar novo visual, baseado em projetos recentes da marca
A Chevrolet Spin deve ganhar um visual em linha com os novos projetos da marca

A Chevrolet Spin deve ganhar um visual em linha com os novos projetos da marca | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

A Chevrolet Spin é uma sobrevivente. Não é apenas o que restou da família de carros que reergueu a marca no Brasil – e que incluía o primeiro Onix e o sedã Cobalt – como também permanece sozinha na outrora importante categoria de minivans.

Lançada em 2012 para substituir em uma tacada a Meriva e a Zafira, a Spin chegou causando polêmica. O estilo frontal, pouco inspirado, a fez ganhar o apelido de “capivara”, mas nem isso impediu uma carreira bem sucedida no mercado.

Seis anos depois, em 2018, a GM redesenhou a minivan, aplicando um estilo bem mais agradável no modelo. Desde então, espera-se que a montadora desista de atuar nesse segmento, como fizeram suas concorrentes.

Mas esses não são os planos da Chevrolet, que prepara uma nova reestilização para a Spin. Um protótipo foi flagrado por colaboradores do site Motor1 e nele foi possível conferir que a minivan ganhará uma nova frente inspirada na linguagem visual atual da marca.

A traseira poderá ter poucas mudanças, restritas ao desenho dos elementos das lanternas
A traseira poderá ter poucas mudanças, restritas ao desenho dos elementos das lanternas
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Em outras palavras, a Spin ficará mais próxima de um SUV graças ao conjunto óptico com LEDs e faróis esguios que lembram a Montana e o elétrico Blazer, vendido nos EUA e que virá ao Brasil.

Para tentar antecipar o que vem pela frente, AUTOO produziu as projeções deste artigo, feitas pelo designer Kleber Silva.

O resultado é bastante promissor para um modelo que já está há mais de 10 anos no mercado. Não se deve esperar mudanças mecânicas já que a minivan entrega um bom pacote com o motor 1.8 litro e o câmbio de seis marchas, seja automático ou manual.

Chevrolet Spin 2016
A Spin chegou em 2012 com cara de "capivara"
Imagem: Divulgação

Vendas respeitáveis

Desde seu lançamento, a Spin já acumula mais de 280 mil unidades emplacadas no Brasil. O pico foi em 2013, último ano do “milagre automobilístico nacional”, quando foram vendidas quase 42 mil unidades.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Entre 2015 e 2019, a Spin oscilou entre 24 mil e 28 mil veículos por ano, um bom volume, mas em 2020 a pandemia afetou o mercado como um tudo, atingindo também a minivan. Apesar disso, em 2022 foram emplacadas quase 18 mil carros.

No primeiro semestre de 2023, a Spin teve 8,6 mil unidades vendidas, sinal que ela mantém a relevância, a despeito do sucesso de SUVs e picapes. A nova Spin linha 2025 deve chegar ao mercado na virada do ano e continuar a reinar sozinha onde já viveram modelos como o Fit, Livina e Idea.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!