Chevrolet Spin escancara a falta de modelos 7 lugares no Brasil

Linha 2022 do monovolume estreia com versão automática mais barata
Chevrolet Spin 2022

Chevrolet Spin 2022 | Imagem: Divulgação

A Chevrolet anunciou nesta terça-feira (27) a estreia do Spin 2022 no mercado brasileiro. No ano passado, vale a pena lembrar, o modelo recebeu os controles de tração e segurança, reforço importante do ponto de vista da segurança ativa.

Na nova atualização de ano/modelo, a grande novidade do Spin 2022 fica por conta da inclusão do câmbio automático como opção para o catálogo de entrada LS, medida que atende a procura cada vez maior dos consumidores pela transmissão. Os preços da gama Spin 2022, contudo, não foram revelados até o momento. De qualquer forma, é fato que hoje em dia o modelo da Chevrolet é o carro mais barato do Brasil capaz de conciliar câmbio automático e 7 lugares. Em março, o Spin somou 1.032 unidades emplacadas, seu melhor resultado neste ano. 

Sem atualizações técnicas relevantes, a fabricante norte-americana anunciou que vai realçar a participação das versões com 7 lugares nos emplacamentos do modelo. De acordo com a GM, atualmente 60% da procura pelo Spin recai para as opções com três fileiras de assentos. “Este é o maior percentual desde o fim de 2012, quando o modelo foi lançado”, destaca a empresa. “Considerando apenas as configurações de sete lugares do Spin, já são mais de 100 mil unidades emplacadas no Brasil, o que representaria quase um terço do volume de toda a categoria nos últimos 10 anos”. 

As mudanças no comportamento do público devido à pandemia e também um redesenho na composição das famílias são fatores que explicam a procura por modelos mais versáteis. “O automóvel particular ganhou mais relevância diante da atual situação. Vemos cada vez mais casais formando novas famílias agregando também filhos de relacionamentos anteriores. Além disso, parentes e profissionais que ajudam na criação das crianças acabam participando também dos deslocamentos do dia a dia e de viagens. Muitas vezes só um automóvel de sete lugares consegue acomodar todo mundo com conforto e segurança”, analisa Joyce Aguilera, gerente de planejamento da GM América do Sul. 

O Spin com 7 lugares chega à linha 2022 nas versões Activ, com proposta aventureira, e Premier, com visual privilegiando a sofisticação. Já o Spin de cinco lugares segue disponível nas versões Activ, LT e LS. Destaque para a minivan com apenas duas fileiras de assentos fica por conta do amplo porta-malas para 710 litros. 

Enquanto aqui no Brasil as opções de veículos de passeio 7 lugares são escassas, algumas marcas apostam em interessantes soluções voltadas para mercados emergentes que seriam interessantes para nosso mercado. A Dacia, por exemplo, revelou neste ano o conceito Bigster, que poderia ser adaptado pela Renault para nosso país. A Hyundai, por sua vez, vai lançar na Índia o Alcazar neste ano. De qualquer forma, a demanda dos brasileiros por carros como o Spin deixam claro que existe sim espaço para eles por aqui. Basta apenas as marcas investirem.

Chevrolet Spin 2022
Chevrolet Spin 2022
Imagem: Divulgação