Classe A hatchback será lançado em março no Brasil, segundo site

Novo modelo da Mercedes-Benz terá versões sedã e SUV que também chegarão ao país num futuro breve

Mercedes-Benz Classe A 2013 | Imagem: Reprodução

A volta do Classe A ao Brasil já tem data marcada, segundo apurou o site Blogauto. O agora hatchback (ex-monovolume) estréia no país em março de 2013. A Mercedes-Benz já havia adiantado que o modelo desembarcaria por aqui no ano que vem, mas não especificou um mês exato.

O novo Classe A só manteve o nome do seu antecessor. O compacto havia nascido como um monvolume na década de 1990 e foi a maior aposta da marca alemã no Brasil quando ela construiu uma fábrica em Juiz de Fora exclusiva para ele. Na época, vivia-se um otimismo exagero com nosso mercado que fez a Mercedes acreditar que o Classe A teria potencial de vendas mesmo custando bastante para um carro pequeno e cheio de tecnologias de ponta.

O resultado foi ruim: o monovolume não só não emplacou como sofre outros reveses como um teste de estabilidade fracassado e dificuldades com o serviço de pós-venda. Quando lançou a 2ª geração na Europa, a Mercedes optou por encerrar a produção brasileira. Seu sucessor chegou a ser vendido no Brasil, mas com vendas pífias.

Anti-A3

A situação agora é completamente diferente. Com o sucesso do Audi A3 e, mais tarde, do BMW Série 1, a Daimler compreendeu que precisava brigar nesse mercado para renovar seu público. O resultado é um hatchback de linhas agressivas e diversos aspectos que evocam seu lado esportivo.

A fabricante ainda faz mistério quanto ao pacote tecnológico que chegará ao Brasil. Lá fora, há opções de motor 1.6 turbo de 156 cv ou 2.0 também turbo com 214 cv. Tudo leva a crer que ela optará pelo conjunto mais forte no início para marcar a chegada do modelo. Os preços devem ficar um pouco acima de R$ 100 mil a fim de serem competitivos com seus rivais diretos.

Depois do hatch será a vez do sedã/cupê, cujo conceito já foi mostrado, e o inédito SUV compacto, que deve aparecer em 2013. Ambos, no entanto, só chegarão ao Brasil a partir de 2014.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!