Com 5 versões e alta tecnologia, nova Ford Transit é lançada no Brasil

Van traz pacote robusto de assistentes de condução e motor com maior potência e torque do segmento
Ford Transit 2022

Ford Transit 2022 | Imagem: Divulgação

Produto relevante na nova estratégia da Ford para o mercado brasileiro, a geração mais recente da van Transit foi lançada pela marca nesta sexta-feira (24) e começa a ser comercializada no país a partir do mês que vem.

Produzida no Uruguai, a Ford Transit surpreende pelo alto nível de tecnologia embarcada e também no conjunto mecânico.

Mais sofisticada do que muitos automóveis de passeio, a van contará com recursos avançados como piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa.

O utilitário conta também com estribo elétrico automático, cinto de segurança com três pontos para todos os passageiros e entradas USB para carregamento de dispositivos móveis nas fileiras.

Sob o capô, a nova Ford Transit traz o motor 2.0 EcoBlue turbodiesel, o qual entrega 170 cv de potência a 3.500 rpm e 41,3 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm.

Segundo a Ford, trata-se do propulsor mais potente e de maior torque da categoria, já homologado para o Proconve 7 e operando com sistema de tratamento pós-combustão baseado no aditivo Arla-32 para redução das emissões de gases tóxicos.

Ford Transit 2022
Ford Transit 2022
Imagem: Divulgação

A Transit disponibilizada no Brasil contará somente com câmbio manual de 6 marchas e tração traseira. Englobam ainda a lista de itens de série a direção com assistência elétrica, start-stop, freio a disco nas quatro rodas, computador de bordo, luzes de condução diurna, controles de tração e estabilidade, central multimídia com câmera de ré e espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto, além de sensor de estacionamento traseiro. 

A Ford também vai oferecer para o proprietário da Transit os serviços conectados por meio do aplicativo FordPass, que permite ter acesso a informações do veículo de maneira remota.

A Ford vai importar a nova Transit inicialmente na configuração para passageiros, ou minibus, com dois comprimentos e duas alturas, que somam cinco versões: com 14+1 ou 15+1 lugares; com 17+1 ou 18+1 lugares; e a chamada versão vidrada.

A nova Transit conta com as opções de cores branco ou prata, segundo a Ford as mais buscadas pelos consumidores e também mais fáceis de executar serviços de adesivagem ou envelopamento. 

Ford Transit 2022
Ford Transit 2022
Imagem: Divulgação

De acordo com a fabricante, a nova Transit passou por um programa de validação para o mercado brasileiro que contemplou mais de 1 milhão de quilômetros percorridos em testes utilizando também a estrutura do Campo de Provas da empresa em Tatuí (SP). 

Sobre o quesito manutenção, algo muito importante quando falamos de um veículo comercial, a Ford destaca que a Transit terá revisões somente a cada 20 mil km com sistema de preço fixo. De acordo com a fabricante, “as peças de desgaste e reparo da Transit tem preço cerca de 15% a 20% abaixo do principal competidor”. 

A Ford também vai oferecer os serviços de modificações mais comuns em um modelo como a Transit, entre eles a instalação de ar-condicionado e banco adicional, já no Mod Center da empresa localizado no Espírito Santo, ao lado do porto de entrada do veículo no país. Com isso, destaca a fabricante, será possível garantir a qualidade e agilidade na implementação dos recursos desejados pelo consumidor. 

Por fim, vale destacar que a Transit conta com o conjunto de segurança mais completo e avançado da categoria, reconhecido pelo Euro NCAP com nota máxima e o selo “Gold Medal”, incluindo carroceria feita em aço de alta resistência reforçado com liga de boro. O material também faz com que a cabine da van seja a mais silenciosa da categoria, 20% melhor que a da concorrência, de acordo com avaliação da Ford. 

Na versão 17+1 os bancos são reclináveis de série e o projeto da Transit ainda contempla corredor central com fácil acesso para os passageiros. Por se tratar de um veículo comercial amplamente configurável, não há uma tabela sugerida com os valores do modelo, que podem ser solicitados pelos interessados diretamente na rede de concessionárias da marca. 

Ford Transit 2022
Ford Transit 2022
Imagem: Divulgação