Com foco na nova Montana, Chevrolet não cogita SUV cupê para o Brasil

Modelo não está nos planos da marca inclusive para a Argentina e demais mercados
Projeção de Kleber Silva para a nova geração da Chevrolet Montana

Projeção de Kleber Silva para a nova geração da Chevrolet Montana | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Logo nos primeiros dias de 2022, um flagra interessante realizado na Coreia do Sul sugeria o desenvolvimento de um produto inédito por parte da GM. 

Segundo análise da imprensa local, a novidade em questão pode ser um futuro SUV cupê que o conglomerado norte-americado desenvolve em um de seus centros de pesquisa espalhados pelo mundo. 

Logo de cara, as especulações dão conta de que poderia se tratar de um modelo sobre a mesma plataforma GEM, aplicada também na presente geração do Tracker, o que criaria um possível vínculo entre os dois produtos. 

Em contato com o AUTOO sobre o tema, a GM América do Sul esclareceu que, no momento, não existe previsão de qualquer modelo deste tipo para o mercado brasileiro ou regional. 

Assim como o SUV cupê não está nos planos para ser produzido em nenhuma planta da GM no Brasil, ao menos até o momento, o mesmo vale para as instalações industriais do grupo na Argentina. 

Nova Montana

Logo, fica claro que o principal foco da GM no momento reside na preparação da nova Montana para a América do Sul, produzida em São Caetano do Sul (SP) ao lado do Tracker. 

Descontinuada desde a metade do ano passado, a Montana passará por uma renovação profunda, inclusive de posicionamento de mercado. 

Assim como ocorre com a atual gama Onix e Tracker, a nova Montana será produzida sobre a plataforma GEM e terá porte compacto-médio, atuando na mesma categoria de Renault Duster Oroch, por exemplo. 

É provável que a picape siga a receita dos irmãos e também aposte em uma competitiva relação custo-benefício para se destacar no segmento. 

Apesar de os detalhes técnicos sobre a nova Montana ainda permanecerem em segredo, sabe-se que a arquitetura GEM foi criada para oferecer somente tração dianteira, mais um argumento que reforça a previsão de valores competitivos para o modelo. 

A previsão, como já relatamos, é que a nova Montana fará sua estreia no mercado ao longo do primeiro trimestre de 2023.  

Nova Chevrolet Montana surge camuflada na Coreia do Sul
Nova Chevrolet Montana flagrada em testes na Coreia do Sul
Imagem: Reprodução/GM Authority