Uma fotografia feita no pátio do centro de design da Renault na França já circula por toda a internet. Aparentemente simples, a imagem é reveladora. Trata-se do primeiro registro da nova geração do compacto Clio, que será apresentado em formato conceitual no Salão de Frankfurt, na Alemanha, entre 15 e 25 de setembro.

O modelo tem o mesmo desenho arrojado visto nos outros conceitos que aparecem na foto, no caso o Captur (cupê) e o Frendzy (minivan). O terceiro veículo de demonstração, por acaso, também é mais uma novidade, mas sobre este veículo, um monovolume compacto, ainda não há informações.

O novo Clio tem lançamento esperado para a segunda metade de 2012, isso na Europa. Também cotado para o Brasil, o modelo para o mercado nacional tem chances de ser produzido na fábrica da Renault na Argentina, que já está sendo expandida. A montadora, entretanto, ainda não fala sobre o veículo.

Por ser um conceito, é provável que o Clio futurista apareça no Salão com soluções alternativas para propulsão, como sistemas híbridos ou totalmente elétricos. Equipamentos desse tipo já apareceram em conceitos rencentes da marca, como o subcompacto Zoe e o esportivo Dezir.

Thiago Vinholes

|