Confirmado: BMW elétrico i3 estreia este ano

Primeiro veículo totalmente elétrico da marca já tem até encomendas na Europa

BMW i3 é o primeiro carro totalmente elétrico da marca | Imagem: Divulgação

De olho no promissor mercado de veículos “verdes”, a BMW acaba de confirmar a produção de seu compacto elétrico i3. Norbert Reithofer, diretor executivo da marca alemã, afirmou que o modelo, primeiro veículo totalmente elétrico da montadora alemã, chega a linha de produção ainda no final de 2013. "Já recebemos centenas de pedidos para o BMW i3", acrescentou Reithofer. Estima-se que o lançamento mundial do veículo ocorra durante o Salão de Frankfurt, que acontece em setembro na Alemanha.

O carrinho de aspecto futurista e zero emissão de poluentes possui carroceria em fibra de carbono reforçada com plástico e chassi em alumínio. Por isso, de acordo com a fabricante, o modelo será de 250 a 350 kg mais leve que um carro elétrico convencional. Outro dado interessante divulgado pela BMW é que o i3 exige metade do tempo para ser produzido se comparado a um veículo convencional de mesmo porte. Isso ocorre graças ao reduzido número de peças de montagem.

O conjunto elétrico do i3 gera 170 cv e, ao contrário de outros veículos elétricos, ele tem o motor instalado na parte traseira. De acordo com testes feitos pela marca, a autonomia está na faixa dos 150 km, mas a fabricante cogita oferecer aos clientes, como opcional, um motor dois cilindros a gasolina, para aumentar sua autonomia. No entanto, o propulsor opcional deve funcionar apenas como um carregador para as baterias de íon de lítio. Detalhes sobre o desempenho do compacto ainda não foram divulgados.

"A médio prazo, as grandes cidades não terão escolha e passarão a incentivar a utilização de veículos alternativos", aposta Reithofer. Se as megalópoles seguirem o exemplo da capital chinesa, Pequim, onde veículos eléctricos já são isentos do pagamento de taxas e impostos, é bom a BMW se preparar para receber muitas encomendas.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!