Confirmado: nova geração do Citroën C4 Cactus estreia em junho na Europa

Informação foi confirmada por executivo da marca; início das vendas ficará para setembro ou outubro
Projeção de Kleber Silva para o futuro Citroën C4 2021

Projeção de Kleber Silva para o futuro Citroën C4 2021 | Imagem: Kleber Silva

Como foi lançado no Brasil há dois anos, ainda é muito cedo para falarmos sobre novidades no Citroën C4 Cactus comercializado aqui, mas na Europa, onde já circula há bem mais tempo, a conversa é outra.

Em um vídeo divulgado pela fabricante, Vincent Cobée, diretor-geral da Citroën, confirma que o sucessor do crossover será apresentado em junho deste ano, com o início das vendas no Velho Continente ocorrendo em setembro ou outubro.

Apesar da dúvida ainda permanecer se ele manterá a designação C4 Cactus ou voltará a adotar apenas o nome C4, a novidade deverá contar com uma versão puramente elétrica. Opções gasolina e diesel para mercados onde o combustível é permitido em carros de passeio também estão nos planos.

Assim como as novas gerações dos Peugeot 208 e 2008, o sucessor do C4 Cactus europeu foi baseado na versátil plataforma CMP, aplicada em modelos compactos do conglomerado francês e que permite diversas tecnologias de propulsão.

Segundo alguns flagras da novidade, a nova geração do C4 Cactus vai marcar uma revolução completa no design do modelo, adotando traços mais arrojados e uma silhueta cupê. “O modelo vai lançar uma nova identidade de estilo. O segmento de compactos é o coração do mercado europeu, mas é uma categoria que não muda muito”, analisou Cobée. O executivo destaca ainda que o sucessor do C4 Cactus contará com uma cabine espaçosa para o uso famíliar, bem como um porta-malas adequado a esse fim. 

Na Europa, o C4 Cactus foi lançado em 2014, recebendo um facelit em 2017. O hatch médio C4, por sua vez, seguiu à venda no mesmo continente até 2018. 

Para o mercado brasileiro, um novo foco da marca Citroën deverá ser a família que vai substituir modelos bastante datados na gama, no caso o C3 e o Aircross produzidos em Porto Real (RJ). Esses modelos estão sendo desenvolvidos na Índia, sendo que o primeiro fruto da linha inédita, um SUV pequeno que atende pelo nome de projeto C21, deve estrear por lá no ano que vem. Muito provavelmente caberá a ele substituir o Aircross em nosso país.

Projeção de Kleber Silva para o futuro Citroën C4 2021
Projeção de Kleber Silva para o futuro Citroën C4 2021
Imagem: Kleber Silva

Assine a newsletter semanal do AUTOO!