Confirmado para o Brasil, Volvo XC40 promete o melhor interior da categoria

Fabricante anuncia que o SUV trará soluções inovadoras para o conforto dos ocupantes
Volvo Concept 40.1: antevisão do XC40, futuro SUV compacto da marca

Volvo Concept 40.1: antevisão do XC40, futuro SUV compacto da marca | Imagem: Divulgação

Concorrente para o BMW X1, Audi Q3, dentre outros, o Volvo XC40 chegará ao Brasil no início de 2018 trazendo um interior caprichado para o motorista e passageiros.

Segundo a fabricante sueca, ao longo do desenvolvimento do XC40 o time de pesquisa da Volvo conduziu alguns estudos monitorando como os motoristas de várias cidades ao redor do mundo utilizam seus carros bem como armazenam objetos de uso cotidiano dentro dele. De acordo com a Volvo, os resultados mostraram muitas semelhanças mesmo com as diferenças culturais.

Os maiores problemas apontados pelos motoristas foram celulares deslizando pelo console central, embalagem de comida dificil de ser acomodada, dentre outros. Para abrir mais espaço para acomodar objetos pela cabine os designers escolheram uma abordagem radical. Um exemplo fica por conta da retirada dos alto-falantes da porta, desenvolvendo um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel. Com isso, é possível acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água, nas laterais das portas.

"Quando projetamos o túnel central, por exemplo, a ideia não era apenas criar um design bonito, mas também garantir que os porta-copos fossem de fato usados como porta-copos e que tivessem áreas para moedas, cartões ou cabos para carregar dispositivos. Outra ideia era criar um espaço útil para o telefone, com carregamento sem fio e portas USB", explica Conny Ewe Blommé, gerente sênior de design da Volvo.

Um gancho pequeno e dobrável foi fixado no porta-luvas para levar pequenas compras ou sacolas. Os dois bancos da frente oferecem espaço de armazenamento debaixo do assento para um tablet ou outros itens menores.

O XC40 também oferece espaços para guardar cartões, que podem ser inseridos no painel, para que fiquem disponíveis e fáceis de pegar. No console central, sob o apoio de braço, há uma grande área de armazenamento com espaço para uma caixa revestida de tecido. Há ainda uma lixeira especial, que pode ser removida para que você descarte e se livre facilmente do lixo.

"No porta-malas, criamos um assoalho inteligente que pode ser dobrado para separar as bagagens ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro. O mecanismo de rebatimento eletrônico do banco traseiro fornece um assoalho plano para bagagens com o toque de um botão", acrescenta Conny Ewe Blommé.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags