Há pouco mais de um ano a Volvodeixou clara sua intenção de ampliar sua gama de modelos compactos por meio de dois conceitos revelados à época. A história permaneceu discreta todo esse tempo até que nesta sexta-feira (21) a Volvo finalmente confirmou que seu aguardado XC40 será apresentado ao mundo “em breve”.

Ainda sem revelar qualquer detalhe técnico sobre seu futuro produto, a Volvo optou por descrever algumas peculiaridades da proposta de seu inédito XC40. Além do porte menor em relação ao XC60, o que deverá atender o público mais urbano onde o espaço para estacionar o carro muitas vezes pode ser um problema, a Volvo busca atrair com o XC40 um público novo e mais “descolado”. De acordo com a fabricante, serão “dezenas de possibilidades de combinações de cores externas e internas, o foco do multicolorido XC40”, explica a Volvo.

"Queremos que o XC40 seja um membro novo, criativo e distinto da linha Volvo, permitindo que seus proprietários coloquem toda sua personalidade em seu próprio carro. Os motoristas do XC40 são interessados em moda, design e cultura popular, e muitas vezes vivem em cidades grandes e vibrantes. Eles querem um carro que reflita a sua personalidade. O XC40 é esse carro ", acrescenta Thomas Ingenlath, diretor de design da Volvo.

Até onde a Volvo quis divulgar sobre o XC40, ele terá um catálogo de versões baseado nos produtos mais recentes da marca, com as opções Momentum, Inscription e a esportiva R-Design. A Volvo também destaca que na parte externa o XC40 terá uma “ampla gama de combinações de cores varia de acordo com o tema sólido, monocromático e as composições duplas em cores vívidas”, o que nos permite especular que ao menos uma pintura com teto constrastante, como ocorre em rivais como o Range Rover Evoque, deverá ser oferecida no modelo.

O interno do XC40 promete ser bem inusitado e arrojado para os padrões atuais ao disponibilizar revestimentos como o “carpete Lava Orange (laranja), estofamento Oxide Red (vermelho) e uma variedade de acabamentos e equipamentos novos e diferenciados, com desenhos inspirados na arquitetura e na cartografia urbana”.

É bem possível que o XC40 entre em produção ainda neste ano na Europa, já construído com a plataforma modular CMA, e chegue a todos os mercados globais ao longo de 2018, incluindo o Brasil. Sabendo da nova diretriz da Volvo envolvendo propulsão híbrida e elétrica para seus carros no médio prazo, uma boa aposta é que o XC40 seja lançado com o conjunto T5 Twin Engine, que combina o motor 1.5 com 3 cilindros a um propulsor elétrico. 

Questionada pelo AUTOO, a Volvo informou que a previsão é que o XC40 seja lançado no Brasil em março de 2018. 

 
 
Volvo 40.1 (conceito)
 
Volvo 40.1 (conceito)
Volvo 40.1 (conceito)
Volvo 40.1 (conceito)
 
Volvo 40.1 (conceito)
Volvo 40.1 (conceito)
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/