Conheça o Virtus conversível usado por Lula na fábrica da VW

Sedã tem motor 1.4 turbo de 150 cv e recebeu reforços estruturais, mas vai virar peça de museu
Volkswagen Virtus 2024

Volkswagen Virtus 2024 | Imagem: Divulgação

Ao anunciar que mais do que dobrou seus investimentos no Brasil, a Volkswagen convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma cerimônia em sua fábrica. E lá, uma cena já conhecida voltou a se repetir. O presidente e seu vice Geraldo Alckmin (PSB) desfilaram em um Virtus conversível feito especialmente para o evento.

VEJA TAMBÉM:

Cena conhecida porque é a quinta vez que isso aconteceu. Começou lá em 1959 com Juscelino Kubitschek desfilando em um Fusca conversível na inauguração da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, em 1959. Depois de 34 anos, o presidente Itamar Franco também desfilou em um modelo conversível. Era a volta do Fusca, que ficou conhecido como Itamar, e que acabou em 1996.

Em 2003 o carro escolhido para a foto de Lula foi um Polo Sedan conversível para a comemoração de 50 anos da fábrica. Chamava a atenção o fato do carro ter quatro portas. Dois anos depois, na cerimônia de comemoração de 15 milhões de veículos produzidos em São Bernardo, o presidente desfilou em um Fox também sem teto.

O presidente Lula desfila na fábrica da Volkswagen a bordo de um Polo Sedan conversível em 2005
O presidente Lula desfila na fábrica da Volkswagen a bordo de um Polo Sedan conversível em 2005
Imagem: Divulgação

Agora, em 2024, no anúncio da ampliação dos investimentos da marca em R$ 9 bilhões, Lula voltou a desfilar em um conversível feito especialmente para a ocasião. Dessa vez, o carro escolhido foi um Virtus, também de quatro portas como o antecessor Polo Sedan. 

Segundo a Volkswagen, a equipe responsável pela criação do protótipo teve seis semanas de prazo para concluir o projeto e contou com cerca de 30 pessoas.

Volkswagen Virtus 2024
Volkswagen Virtus 2024
Imagem: Divulgação

“Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., diretor de desenvolvimento técnico da Volkswagen.

O Virtus usado por Lula tem a pintura azul-biscay e interior escurecido. Segundo a marca, o modelo mescla itens das versões Highline e Exclusive. Tem rodas de 18 polegadas e o motor 250 TSI 1.4 turbo de 150 cv de potência atrelado a uma transmissão automática de seis marchas.

Volkswagen Virtus 2024
Volkswagen Virtus 2024
Imagem: Divulgação

Para a criação do carro-conceito foi feita a remoção do conjunto do teto. Com a ausência das colunas B e C, foi preciso reforçar outros pontos do veículo, para ter uma boa rigidez. Lembrando que o carro só foi usado internamente e será levado ao museu da marca.

Já para aumentar o espaço no banco traseiro, o assoalho foi alongado e o tanque de combustível precisou ser diminuído. Além disso, o banco traseiro também sofreu modificações com um design exclusivo para este modelo especial.

Volkswagen Virtus 2024
Volkswagen Virtus 2024
Imagem: Divulgação

Foram desenvolvidas novas peças de acabamento externo, como partes de fechamento das colunas e portas, bancos e tanque de combustível. Também foi acrescentada uma barra transversal na região da coluna B, para que os ocupantes traseiros, quando de pé, tivessem apoio e segurança. Por fim, foram modificados alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo, mas a Volkswagen não especificou quais foram.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Agora o Virtus conversível ficará no museu da marca, ao lado do Polo Sedan e do Fox usados nas cerimônias de 2003 e 2005 respectivamente. O espaço, no entanto, não é aberto ao público.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil