Cópia chinesa do Mini é reprovada em crash-teste

Lifan 320 não recebe nenhuma estrela em teste de segurança do Latin NCAP. Onix melhora meio ponto em segurança para adultos

Lifan 320 comprado no Chile é testado no Latin NCAP: resultado desastroso | Imagem: Latin NCAP

 A Latin NCAP, entidade independente de segurança viária, divulgou nesta quinta-feira, 4, os últimos resultados de crash-testes realizados em 2014. Foram avaliados o Onix pela segunda vez e também o Lifan 320, modelo que é uma cópia não-autorizada do Mini Cooper.

O carrinho chinês, que não é mais vendido no Brasil, foi reprovado pelo Latin NCAP e não recebeu estrelas tanto no teste de impacto para adultos quanto para crianças. A versão avaliada, inclusive, nem poderia rodar em nosso mercado já que não possuía airbags – ela foi comprada no Chile, onde o item ainda não é obrigatório.

No teste de impacto frontal a 64 km/h, o Lifan teve a estrutura afetada, com a coluna de direção rompida, o que fez a entidade concluir que, mesmo que possuísse airbags, o veículo não conseguiria proteger os ocupantes do banco da frente. No teste para crianças, a Lifan se recusou a recomendar um modelo indicado de cadeirinha infantil, o que, na avaliação do Latin NCAP, faz o carro perder pontos.

Novo crash-teste para o Onix

A Chevrolet decidiu oferecer para mais um crash-teste o Onix, seu modelo mais vendido no Brasil. O hatch não havia marcado pontos por não oferecer o aviso de atar cintos de segurança. A montadora corrigiu a falha e, com isso, o Onix conseguiu mais meio ponto na avaliação para adultos, passando de 10,17 para 10,67 pontos – modelo terminou a classificação com 3 estrelas para segurança para adultos e duas estrelas para crianças.

Para o Latin NCAP, embora alguns automóveis vendidos na região tenham conseguido um resultado bom, preocupa o fato de os piores em segurança serem justamente os mais vendidos.