Coronavírus coloca em risco 100 mil postos de trabalho na indústria automotiva alemã

Somente o Grupo VW está perdendo cerca de 2 bilhões de euros por semana
Linha de produção da Volkswagen em Wolfsburg, sede mundial da companhia

Linha de produção da Volkswagen em Wolfsburg, sede mundial da companhia | Imagem: Divulgação

Enquanto o mercado chinês está começando a retomar suas atividades com a reabertura de concessionárias por lá, a situação na Europa ainda é preocupante para a indústria automotiva. É previsto que o setor corte cerca de 100 mil empregos na Alemanha por conta da pandemia da Covid-19, enquanto foi reportado que o Grupo Volkswagen estaria sofrendo pesadas perdas relevantes no mês de março.

Em entrevista à rede de TV alemã ZDF, o chefe executivo do grupo, Herbert Diess, afirmou que a empresa está registrando prejuízos de cerca de 2 bilhões de euros (aproximadamente R$ 11,3 bilhões) por semana por conta da paralisação parcial de suas atividades no continente europeu. Isso estaria ocorrendo porque o Grupo Volkswagen não está efetuando vendas de veículos fora da China no momento.

Na entrevista, Diess afirma que o Grupo VW ainda está planejando como retomará suas atividades no continente europeu sem colocar seus funcionários em risco. A marca estaria registrando uma queda de cerca de 40% nas vendas de carros de passeio durante o mês de março e deve fazer uso de um empréstimo de cerca de 20 bilhões de euros (cerca de R$ 113 bilhões) para se recuperar.

E não é apenas com o Grupo Volkswagen que a situação vem se deteriorando conforme o novo coronavírus vem forçando as pessoas a ficarem em casa e, consequentemente, freando a economia. O site alemão Welt reportou que a indústria automotiva daquele país tem cerca de 100 mil postos de trabalho em risco por conta da pandemia.

A expectativa é que a Alemanha registre cerca de 3,8 milhões de emplacamentos em 2020. Uma queda brusca na comparação com as 5,1 milhões de unidades emplacadas no ano passado. Hoje, a indústria automotiva é responsável por cerca de 830 mil postos de trabalho naquele país. 

 

VW: perdas semanais da ordem de bilhões de euros com fábricas paradas
VW: perdas semanais da ordem de bilhões de euros com fábricas paradas
Imagem: Divulgação

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa