Cotado para o Brasil, novo Kia Sorento já agrada nos EUA

Modelo recebeu uma pesada revisão para a linha 2021 no mercado norte-americano e é aclamado pela imprensa de lá
Kia Sorento 2021

Kia Sorento 2021 | Imagem: Divulgação

O Kia Sorento costuma ser globalmente a maior opção de SUV que a marca sul-coreana oferece. No mercado norte-americano, porém, sua presença foi ofuscada pelo lançamento do Telluride, modelo ainda maior e pensado para os EUA. Para colocar o Sorento de volta nos trilhos, a empresa empreendeu uma pesada revisão no utilitário esportivo de sete lugares para a linha 2021.

Além de mudanças visuais que deixaram o SUV mais próximo da atual linha global da Kia, o Sorento também ganhou novas opções de motorização híbrida, de olho na maior eficiência energética. O Grupo Gandini, responsável pela importação da marca para o Brasil, já confirmou a intenção de trazê-lo para nosso mercado. Enquanto isso não acontece, o site Carscoops já andou - e aprovou - a novidade.

O que ele tem?

Kia Sorento 2021
Cabone do Kia Sorento 2021
Imagem: Divulgação

O Kia Sorento 2021 cresceu em algumas medidas, mas manteve o comprimento de 4,80 m. Além de mais alto e largo, o entre-eixos foi o maior beneficiado, tendo agora 2,81 m, 36 mm a mais que o modelo antigo. Mesmo com as três fileiras de bancos em uso, o SUV consegue acomodar 357 litros de bagagens. Com a terceira fileira recolhida, são impressionantes 1.090 litros de capacidade.

Em termos de motorização, há um 2.5 de quatro cilindros que pode oferecer 194 cv de potência (aspirado) ou 285 cv (turbo). Também existe o conjunto híbrido combinando um motor 1.6 turbo a um elétrico capaz de entregar no total 230 cv. Futuramente, um híbrido plugável será oferecido com o mesmo motor 1.6 turbo, mas um elétrico mais potente e baterias maiores para fornecer até 48 km de autonomia totalmente elétrica. A tração é dianteira, mas pode-se equipar o SUV com tração integral opcionalmente. O câmbio da unidade avaliada era automatizado de dupla embreagem com oito marchas.

Desde a versão mais básica, o Kia Sorento 2021 oferece faróis de LED, rodas de liga-leve de 17 polegadas, parabrisa acústico, frenagem autônoma de emergência e outros assistentes de condução. A versão avaliada nos EUA era a mais completa, SX Prestige X-Line. Mais cara, custa US$ 42.590 (R$ 221,8 mil). 

Porém, já trazia o motor turbo mais potente, tração integral, suspensão mais elevada, itens cosméticos exclusivos, controle de cruzeiro adaptativo com condução semi-autônoma, multimídia com tela de 10,25 polegadas, iluminação completa por LEDs, rodas de 20 polegadas e ajustes elétricos para os bancos dianteiros.

O que acharam do Kia Sorento 2021?

Kia Sorento 2021
Modelo ficou com visual mais robusto
Imagem: Divulgação

Começando pelo visual, os norte-americanos aprovaram as novas linhas do SUV, dizendo que elas trazem um visual mais robusto e ousado para o modelo. Para a cabine, foi dito que a versão anterior, apesar de bonita, usava plásticos baratos, algo que não acontece no Sorento 2021. O interior da novidade foi descrito como “uma grande evolução em termos de design, tecnologia e qualidade dos materiais”. Foi dado um destaque para o conjunto de telas digitais. Além da central multimídia, foi elogiada ainda o painel de instrumentos virtual com tela de 12,3 polegadas.

Grande e pensado para levar muita gente, o Kia Sorento também recebeu elogios pelo espaço interno. Além de acomodar muito bem que vai nas duas primeiras fileiras, ainda conseguiu levar adultos mais altos nos últimos dois assentos, apesar de o acesso para os bancos no porta-malas não ser dos mais amigáveis.

A dinâmica de condução foi descrita com duas palavras: “notavelmente boa”. Segundo a publicação, o novo Kia Sorento é relativamente ágil nas mudanças de direção e apresenta pouco rolamento de carroceria. Por outro lado, não teria perdido nada em termos de conforto em superfícies mal pavimentadas. A mídia concluiu que o modelo é um “dos melhores SUVs para se guiar” nos EUA.

A única ressalva ficou para a direção, um pouco pesada. No entanto, a transmissão de dupla embreagem cumpre o que promete, com trocas rápidas e suaves. O sistema de tração integral, apesar de ser fundamentalmente dianteiro, manda torque para o eixo traseiro conforme a demanda de aderência pede.

Na conclusão, o Carscoops diz que a Kia está em uma sequência de lançamentos com boa condução, como o esportivo Stinger e o Telluride. Com isso, o Sorento 2021 seria “tudo o que você precisa de um SUV”. Apesar de o utilitário maior da marca oferecer mais espaço, o Sorento surge como uma opção para quem quer a praticidade do Telluride, mas não quer lidar com um carro tão grande.