Cuidados com o carro na quarentena: como evitar problemas futuros

Mopar e o departamento de qualidade da FCA apresentam dicas para preservar o bom funcionamento do seu carro durante o isolamento social
Carro requer alguns cuidados especiais no inverno

Carro requer alguns cuidados especiais no inverno | Imagem: Divulgação

Com as medidas de isolamento social aplicas em praticamente todas as regiões do país, a dependência e o uso bem menor do automóvel exigem alguns cuidados específicos para evitar problemas técnicos ou mecânicos, dessa maneira deixando seu carro sempre em perfeitas condições de uso para uma eventual urgência.

Você já conferiu aqui no Autoo algumas dicas da Nissan sobre os cuidados em especial com a higienização que você deve tomar antes de utilizar o automóvel para preservar sua saúde e evitar o contágio com o novo coronavírus. Agora chegou a vez da Fiat Chrysler, por meio dos seus times de qualidade e da Mopar (sua marca de pós-vendas), nos apresentarem algumas dicas de manutenção para seu carro durante o período de quarentena. Vamos a elas:

Veículo sem sair da garagem (até 30 dias)

Bateria – Considere desconectar o polo negativo se o veículo for permanecer imóvel mais de uma semana. No momento da reconexão, é preciso estar atento ao encaixe do polo e lembrar que algumas informações poderão ser desconfiguradas, como o odômetro parcial e o relógio.

Para-brisa e vidro traseiro – Se o carro ficar exposto ao sol, levante as palhetas dos limpadores.

Combustível – Caso o nível do tanque esteja acima da reserva, ligue o motor a cada 10 dias por cinco minutos para renovar o combustível no sistema de alimentação.

Carroceria – Mantenha o veículo externamente limpo a fim de manter a pintura em bom estado. Para garagens abertas, o melhor é providenciar uma capa de proteção.

Óleo do motor – Vale conferir o nível do lubrificante, que deve estar entre a marcação máxima e mínima.

Discos de freio – A oxidação nas superfícies dos discos de freio é considerada normal quando o veículo está rodando pouco. Devido aos discos serem feitos de compostos de ferro, quando expostos à umidade ocorre a oxidação. Mas não há motivo para preocupação, pois o processo é superficial e não compromete a qualidade da peça.

Após as primeiras frenagens, o próprio contato das pastilhas de freio será capaz de remover a oxidação nos discos. Também poderão surgir ruídos nessas primeiras utilizações que desaparecerão logo após o período de limpeza dessa camada oxidada. Não se deve aplicar nenhum produto para limpeza ou proteção dos discos, para evitar a alteração das características de atrito da pastilha com o disco, o que pode comprometer a eficiência da frenagem.

Veículo que vai rodar trajetos curtos

Calibração de pneus – Pneus com pressão inadequada e estacionados por longo tempo podem se deformar e aumentar o consumo de combustível. Ao retornar com a utilização do veículo, fazer a calibração de acordo com as indicações do manual do carro.

Ar-condicionado/ventilação – Para evitar odores no sistema, ligue o aquecedor por 5 a 10 minutos, com a recirculação de ar acionada.

Limpeza interna – Em relação a este quesito fundamental para quem for utilizar o carro, é importante ter produtos adequados e evitar o uso em excesso deles, o que pode causar danos a componentes eletrônicos.

Os seguintes itens devem ser higienizados com álcool (isopropílico 70% ou etílico 70%), aplicado com pano de microfibra umedecido:
- maçaneta
- puxador da porta
- comando dos vidros
- comando de regulagem dos retrovisores
- retrovisor interno
- difusores de ar
- comando do ar-condicionado
- iluminação interna
- comando do teto solar
- comandos do volante

As lentes do quadro de instrumentos e frontal do rádio não devem ser limpas com álcool.

Para os componentes identificados a seguir, a limpeza deverá ser feita com uma mistura de água (200 ml) e detergente neutro (25 ml, ½ copinho de café), aplicada com pano de microfibra umedecido ou esponja:
- painel principal
- aro do volante
- manopla do câmbio
- alavanca do freio de estacionamento
- revestimento dos bancos
- tecido dos painéis de porta
- tapete de borracha e carpete

Ao menor sinal de problema, leve o carro para a oficina de confiança
Dicas podem ajudar a manter o carro longe da oficina
Imagem: Reprodução internet

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa