As montadoras até tentam ouvir o desejo dos consumidores, mas o preço elevado tem feito com que a maior parte das iniciativas acabe dando errado. Estamos falando de versões esportivas de modelos comuns. Aliás, verdadeiramente esportivas, com desempenho aprimorado e diferenças técnicas para proporcionar maior prazer de dirigir – porque os pseudo-esportivos estão sempre por aí, firmes e fortes.

A diferença se explica no bolso: para criar uma versão minimamente esportiva o custo é alto, o que reduz o público e, consequentemente, impede que eles sejam lucrativos. Resultado: vez ou outra surge um modelo esportivo para chamar a atenção nas ruas.

É o que deve ocorrer com o Cerato Koup. O modelo da Kia, prometido desde 2009, começará a ser vendido no começo de junho com preço de R$ 79.900. O preço é até baixo se comparado ao Honda Civic Si, uma referência no segmento, mas o desempenho do coreano é mais modesto. O motor 2.0, por exemplo, tem 156 cv contra 192 cv do japonês. Mas o visual é arrebatador.

Design próprio

Ao contrário de seus rivais, que usam a mesma carroceria hatch ou sedãs das versões normais, o Koup tem desenho próprio, bem diferente do Cerato. Para-choques com recortes imensos, rodas de perfil baixo e a carroceria cupê, sem as portas traseiras, mostram que a Kia não quis economizar nesse sentido. Para completar, as portas não possuem moldura, detalhe de carros alemães, mais caros.

A lista de equipamentos também é bastante generosa: ar-condicionado digital, teto solar, interior em couro, computador de bordo, piloto automático, rádio com controle no volante, CD, MP3, entrada USB e conexão para iPod, câmbio automático de seis marchas com opção sequencial por borboletas atrás do volante, rodas de liga leve aro 17’’, quatro airbags, freios com ABS e EBD, controle de tração, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, setas em LED e botão de partida start-stop, entre outros.

E o Koup ainda pode contar com interior com detalhes em vermelho, além do preto básico. Apesar de todo esse pacote estético/técnico, a expectativa da Kia é modesta: vender 50 carros por mês. Tal qual sua velocidade, os esportivos passam rápido pelo mercado.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/